Minc faz videoconferência sobre prêmio Loucos pela Diversidade

Por - em 18

Profissionais da área de saúde mental e cultura, em especial os que tratam de pessoas em sofrimento psíquico, estão sendo convidados pela Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (Minc), para participar de uma videoconferência sobre o Edital do I Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade 2009 – Edição Austregésilo Carrano. O evento acontece nesta terça-feira (30), das 14 às 17h, nas salas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em todas as capitais nordestinas.

Em João Pessoa, a videoconferência será no Edifício Empresarial Epitácio Pessoa, com capacidade para 60 lugares, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1251, 12º Andar, no Bairro dos Estados, com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Na ocasião, o Secretário Américo Córdula, da Secretaria da Identidade e Diversidade (SID/MinC) estará presente na sala do BNB/Recife à disposição do público para esclarecer dúvidas e prestar orientações sobre o edital.

Como Participar – Os interessados em participar da Videoconferência Loucos Pela Diversidade devem enviar e-mail para o endereço eletrônico loucospeladiversidade@gmail.com, preferencialmente até as 15h da segunda-feira (29), informando nome, RG e a localidade de origem. Os usuários de internet podem acessar a videoconferência pelo endereço www.institutoembratel.org.br, clicando no link da TvPontoCom, no horário da videoconferência. O conteúdo do encontro ficará disponível para download no site do Instituto Embratel.

Loucos Pela Diversidade – O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) e Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde (Fiocruz/MS), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS) e da Caixa Econômica Federal.

As inscrições estão abertas até 13 de julho e irão contemplar 55 iniciativas de instituições públicas e grupos sociais que trabalhem com questões ligadas à saúde mental e cultura.

A criação deste Prêmio é fruto de uma parceria que teve início em 2007, quando a SID e a Fiocruz promoveram a oficina Loucos Pela Diversidade, visando construir propostas de políticas públicas do MinC em relação aos sujeitos e grupos em sofrimento mental. O MinC/SID vem reafirmando seu compromisso de democratização e de valorização da produção cultural brasileira, reconhecendo que a estética de pessoas em sofrimento psíquico faz parte da identidade diversa do país.

Homenagem a Carrano Bueno – O escritor paranaense, que faleceu no ano passado, notabilizou-se como integrante do Movimento da Luta Antimanicomial e inspirou o personagem principal do filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky. Além da importância de sua mobilização, o homenageado expôs seu drama pessoal no livro “Canto dos Malditos”, obra que foi transportada para o cinema e tornou pública a necessidade de construir uma sociedade sem manicômios, além de denunciar os maus tratos na cultura manicomial da psiquiatria brasileira. Mais informações pelo telefone (81) 3194-1300 e pelo site http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/22/loucos-pela-diversidade-3/.