MinC lança novos editais do Programa Cultura e Pensamento

Por - em 15

O Ministério da Cultura (Minc) lançou os novos editais do Programa Cultura e Pensamento, de estimulo à realização de ciclos de debates presenciais e publicações impressas de âmbito nacional. Os interessados têm prazo até 17 de janeiro de 2010 para realizarem inscrições. Na Capital, a iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Inscrições – Os formulários e regulamentos dos editais estão disponíveis no Portal Cultura e Pensamento: www.culturaepensamento.net.br. Os projetos selecionados por meio dos editais deverão ser realizados em 2010 e os seus resultados poderão fazer parte de publicações a serem amplamente distribuídas pelo Programa.

Os editais são direcionados a projetos concebidos por intelectuais, pensadores da cultura, acadêmicos, artistas e pesquisadores, movimentos sociais e grupos culturais organizados, entre outros agentes da sociedade, no intuito de fortalecer espaços públicos para o diálogo e reflexão de temas relevantes na contemporaneidade.

Além da realização de debates e distribuição dos periódicos impressos, o Programa disponibiliza no portal www.culturaepensamento.net.br uma plataforma digital de difusão de conteúdo e estímulo a interações entre participantes da Rede Cultura e Pensamento, sejam eles realizadores de projetos ou público interessado.

Cultura e Pensamento – É um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural, que acontece dede 2005, selecionando e apoiando projetos de debates presenciais e publicações, objetivando dar suporte institucional e financeiro a iniciativas que fortaleçam a esfera pública e proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais do país.

Em 2009, o programa abre a terceira edição dos editais para financiamento de debates e de periódicos impressos de alcance nacional, com patrocínio da Petrobras, e é realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX e pela Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa. Mais informações, acesse o portal www.culturaepensamento.net.br.