Ministério da Saúde elogia combate à dengue na Capital

Por - em 44

A representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), Glória Campos, esteve nesta quarta-feira (23) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para conhecer as ações de combate à dengue realizadas no município de João Pessoa. Ela elogiou o trabalho desenvolvido na Capital, que resultou na redução de 90% dos casos da doença em relação ao ano passado. A representante do MS fica na Paraíba até esta sexta-feira (25), quando participa de uma reunião na SMS com as entidades e instituições envolvidas nas ações de combate ao mosquito da dengue em João Pessoa.

Na avaliação da técnica do MS, o trabalho permanente e integrado a diversas instituições é o aspecto de maior relevância para a obtenção de sucesso nas ações desencadeadas na cidade. “Vi os dados de João Pessoa e muita coisa está sendo feita no município no sentido de fortalecer o envolvimento da sociedade. Este é um trabalho muito positivo e que deve ser continuado”, observou.

O objetivo da vinda de representantes do MS à Paraíba é para fortalecer a participação e a articulação dos diversos movimentos sociais, além de reforçar o papel da sociedade civil no sentido de identificar e eliminar as larvas do Aedes aegypti.

Ela explica ainda que o problema da dengue é conseqüência de um desequilíbrio ecológico que atinge o Brasil e outros países do planeta. “O desequilíbrio ecológico, essas irregularidades das estações do ano e o acúmulo de lixo em muitas áreas são determinantes para o aumento da incidência da dengue, não só no Brasil mas no mundo”, analisa. Glória Campos estará nesta quinta-feira (24) no município de Cuité, onde deve conhecer a realidade daquela região e também se reunir com órgãos da área para articular ações.

Os representantes do MS estão visitando simultaneamente os estados do Ceará, Sergipe, Bahia e Paraíba durante esta semana. O próximo no roteiro da equipe da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa é o Rio Grande do Norte. Na sexta-feira (25), a equipe encerra a visita à Paraíba realizando uma reunião com as secretarias de Saúde, Transparência Pública (Setransp), mais as coordenações do Orçamento Democrático e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).