Ministério vai produzir um vídeo para divulgar turismo no Vale do Gramame

Por - em 132

Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) chega a João Pessoa na próxima sexta-feira (16), para realizar visita ao Vale do Gramame, na zona rural da Capital. O objetivo é elaborar um vídeo para divulgação da região que vai representar o Estado durante o Salão do Turismo, como um exemplo de turismo sustentável com base na agricultura familiar.

A escolha foi feita pela coordenadora de Turismo e Agricultura do MDA, Camila Marques, durante visita e avaliação do potencial da região, incluindo o Vale no Programa Nacional de Turismo Rural com base na agricultura familiar. A Secretaria Executiva de Turismo (Setur) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai acompanhar toda a gravação do vídeo, resultado de um trabalho de incentivo da atividade turística no Vale do Gramame.

A equipe do Ministério vai conhecer e registrar os roteiros e as principais manifestações populares realizadas nas comunidades que integram o Vale do Gramame: Engenho Velho, Gramame e Mituaçu.

Gravação – No sábado (17) pela manhã, a equipe vai registrar a trilha das piscinas, uma caminhada de uma hora e meia pela mata nativa, até antigas piscinas construídas na terra. Depois, vem a passagem pela tradicional mandala em uma propriedade do lugar. O produtor conhecido como ‘seu Hermes’ é o dono da propriedade e o único agricultor que conseguiu implantar o projeto da mandala no local, um dos pontos de passeio dos turistas mais visitados. Ele produz diversos alimentos de subsistência.

Antigo caminho de ligação entre João Pessoa e Recife (PE), a ponte antiga do Gramame é uma construção histórica que também fará parte deste vídeo. Outra tradição antiga na região é o ‘Cortejo de Carroças Juninas’, em que concorrem as três comunidades. Ao final, haverá o encontro das quadrilhas. Esta etapa acontece na Associação Agrícola do Engenho Velho. A festa popular conta com danças juninas, bancas de comidas e decoração, logo após o concurso de carroças. A atividade acontece na tarde do sábado (17).

Atrativos – Além do DVD, que inclui roteiros das outras quatro regiões, também será editada uma revista mostrando os atrativos do Vale. As características do lugar e a maneira de viver do povo, incluindo a atividade turística como uma renda extra para as famílias, devem ser mantidas como prioridade.

O Vale do Gramame, formado pelas comunidades Mituaçu, Gramame e Engenho Velho, tem o potencial natural e a vontade da comunidade de trabalhar os atrativos turísticos do lugar. Esse começa a ser um novo segmento para o turismo, aproveitando o bom fluxo que João Pessoa recebe. O projeto tem o apoio do Conselho Regional de Agricultura e do Ministério do Turismo, sempre com a preocupação de manter a identidade das famílias que vivem da agricultura familiar.