Mistura de sons invadem o ‘Som das 6’ nesta sexta-feira em JP

Por - em 44

Blues, choro, rock, salsa e samba fazem parte do trabalho do cantor, compositor e violonista paulistano Edvaldo Santana, que se apresenta no projeto ‘Som das 6’ desta sexta-feira (5). Também está na programação o punk-rock-hardcore da banda pernambucana Devotos, além dos mais destacados rapper´s paraibanos, reunidos no grupo Abiarap. O evento gratuito é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e começa a partir das 18h, no Ponto de Cem Réis, Centro da capital.

Edvaldo Santana se apresenta em João Pessoa acompanhado pelo percussionista Ricardo Garcia. O repertório inclui músicas como “Lobo Solitário”, “Cara Carol”, “Samba de Trem”, “O Jogador”, “Quem é que não Quer Ser Feliz”. São composições já registradas em discos anteriores do artista.

O musico paulista, filho de nordestino, desenvolve um trabalho independente há 35 anos. Na capital paraibana, ele vai lançar seu primeiro álbum gravado ao vivo. Em “Edvaldo Santana Ao Vivo”, as músicas ganharam novos arranjos e adquirem o tom de espontaneidade, que só o palco pode oferecer. As captações sonoras do álbum foram realizadas em 19, 20 e 21 de junho de 2009, no Teatro Fecap, em São Paulo.

Os garotos do Alto José do Pinho – Devotos jamais soube (nem quis saber) de separar a música das ações sociais. Isso culminou, em 2002, com o lançamento da Ong Alto-Falante, cuja rádio, de mesmo nome, é o principal catalisador entre a população do bairro e a conscientização de cidadania de seus moradores.

A história da Devotos começa ainda no final dos anos 80, com três músicos do morro recifense Alto José do Pinho. Eles cismaram de montar uma banda de punk-rock-hardcore. Pior ainda, resolveram fazer dela seu meio de subsistência. Isso aconteceu exatamente em1988, época dominada pelo rock nacional nas FMs, com a axé-music prestes a estourar e ainda sem o Movimento Mangue para dar qualquer respaldo artístico ou sócio-cultural.

Pouco a pouco, de show em show, a cidade vai tomando conhecimento de um negro que lidera uma banda punk no subúrbio de Recife – Cannibal. O grupo está também delineado nas mãos dos músicos Neilton e Celo.

Esse ano foi muito bom para os garotos do Alto do Pinho. Eles concluíram um projeto chamado “Jardim Periférico”, passando por cinco regiões do subúrbio do Recife, Olinda e Camarajibe. Também foram a escolas e debateram a importância das rádios comunitárias nas comunidades. No campo internacional, Devotos fizeram em 2010 a primeira tuor pela na Europa, tocando na Alemanha, Espanha, Itália, França, Suíça, Eslovénia e Holanda. Na França, lançaram o disco de vinil feito pelo selo “Mass Productions”.

Em setembro último, a banda ainda lançou o livro “Devotos 20 Anos”, escrito pelo jornalista Hugo Montarroys, que traz parte de uma série chamada “Tramas urbanos” (editora Aeroplano). Agora, os três rapazes se concentram na gravação de um DVD e de um documentário sobre a trajetória do grupo.

Rapper’s mais destacados na Paraíba – O grupo Abiarap (nome Paraíba, escrito ao contrário) é formado pelo rapper´s paraibanos que mais se destacaram nos últimos anos. Essyaga, KMC, Elizângela, Preto Alisson e o Dj Til Dal têm trajetórias diferentes desde 1997. Com experiência emvários shows como Racionais Mc´s e outros eventos hip hop na Paraíba, vêm tentando quebrar a rotina musical da periferia.

As rimas misturam o regional com o reggae e o hip hop, sem perder de vista a pegada gueto, nas levadas de Jackson do Pandeiro. Eles ainda recebem as influências do World Music. O show do grupo inclui músicas como “Brisa do Mar”, “Vamos se Divertir”, além de composições ainda inéditas, que também estarão incluídas no próximo álbum “Paraíba”.

Confira o restante da programação:

05/11
Abiarap (PB)
Edvaldo Santana (SP)
Devotos (PE)

12/11
Life Music Festival (Festival de Novos Talentos)

19/11
Maracatu Pé de Elefante (PB)
Maracatu Nação Estrela Brilhante (PE)

26/11
Banda baile Perfume de Gardênia (RN)