Mobilização contra o câncer prevê caminhada na Capital, no domingo

Por - em 43

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria da Saúde (SMS), está promovendo uma mobilização para o combate ao câncer de mama e de colo de útero, com ações educativas e preventivas destinadas a mulheres em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. Caminhada e coleta de citologia fazem parte da programação da mobilização ao combate dessa doença que atinge milhares mulheres no País, com maior incidência na faixa-etária dos 25 aos 59 anos.

Nesta quinta-feira (27), será comemorado nacionalmente o dia de combate ao câncer e, para isso, a SMS, por meio da Divisão de Saúde da Mulher, vai realizar uma caminhada no próximo domingo (30). A concentração será às 6h, no Busto de Tamandaré.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde da Mulher, Ana de Lourdes Alexandria, entre os dias 9 e 13 de dezembro, em toda a rede municipal de saúde (inclusive nas USFs e Centros de Atenção Psicossocial-(Caps) serão intensificadas as ações educativas de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Durante as ações, exames como o Papanicolau (citológico preventivo) serão realizados em mulheres que procurarem esses órgãos, prioritariamente naquelas entre os 25 e 59 anos.

A doença – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a enfermidade está situada em um grupo de doenças que se caracteriza pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas. Pode ser causada por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em seqüência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

Prevenção – Exames específicos, conduzidos regularmente por profissionais da saúde, podem detectar o câncer de mama, cólon, reto, colo de útero, próstata, testículo, língua, boca e pele em estágios iniciais, quando o tratamento é mais facilmente bem sucedido. Auto-exames de mama e pele podem também resultar no diagnóstico precoce de tumores nessas partes do corpo.