Módulo orçamentário substitui antigo sistema de informação da PMJP

Por - em 173

Está em pleno funcionamento, desde a primeira semana de agosto, o módulo de Planejamento Orçamentário do Projeto do Sistema de Informação Municipal (SIM). Com a migração, foi desativado o sistema legado usado anteriormente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Orca/Web.

O atual sistema, desenvolvido e implementado pelo Projeto SIM, atende todos os requisitos solicitados pelos usuários e servidores da prefeitura, além de favorecer a integração com outros módulos, a exemplo dos módulos tributário, recursos humanos e folha de pagamento, dentre outros. Segundo os desenvolvedores do sistema, a desativação do antigo programa não trará nenhum tipo de ônus à instituição.

Para Cláudio Fortier, coordenador técnico do SIM, este momento é muito importante para o projeto, pois marca o início da substituição dos sistemas legados. “Outros módulos já estão em funcionamento, mas o módulo de Planejamento Orçamentário foi o primeiro a migrar informações de um sistema legado, agora desligado. A mudança é sempre um momento difícil, mas conseguimos dar o primeiro passo com segurança e tranquilidade. Estamos satisfeitos com o sucesso desta operação”, afirmou Fortier.

O novo modelo, que oferece mais benefícios por ser um sistema atualizado e mais seguro, tem papel estratégico para a administração pública. Aliando a relevância das atividades desenvolvidas pela PMJP à agilidade e segurança fornecidas pelo novo módulo, a relação entre usuários, servidores e gestão torna-se mais ágil, confiável e democrática.

Processo – De acordo com o diretor de Desenvolvimento da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), Ricardo Roberto, os próximos passos do processo de modernização dos sistemas de informação são: a implantação do módulo de Taxas do Sistema Tributário Municipal e do módulo de cobrança administrativa, que serão implantados até o final deste mês. Já o novo módulo de Recursos Humanos será implantado em setembro e a nova folha de pagamento da PMJP, em meados de Dezembro deste ano.

Segundo ele, a substituição dos sistemas antigos pelas novas aplicações visam melhorar a qualidade do atendimento ao público e aos servidores municipais. Todo o projeto está sendo desenvolvimento com a parceria da UMTI e os núcleos de Tecnologia da Informação de cada secretaria, visando fortalecer o núcleo de TI na pPrefeitura.

Projeto SIM – O SIM é um sistema inovador, que permitirá à PMJP preencher as lacunas tecnológicas existentes nos sistemas informatizados já existentes. É um conjunto de softwares integrados, que possibilita melhor comunicação, redução de retrabalho e consolidação da informação, pois elimina a necessidade de adequação de cada um dos módulos.

Para o cidadão, o SIM significa atendimento mais ágil e desburocratização de demandas. Além disso, dará mais transparência e acesso as informações do Governo Municipal.