‘Momento Cívico’ é implantado nas escolas de João Pessoa

Por - em 71

Como estabelecido pelo decreto nº 6606/2009, instaurado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), os alunos, professores, diretores e funcionários das escolas da rede municipal estão participando do ‘Momento Cívico’. Nesta segunda-feira (28) os docentes e discentes da Escola Municipal Castro Alves, do bairro de Cruz das Armas, hastearam as bandeiras do Brasil, da Paraíba e João Pessoa e cantaram o Hino Nacional. O ato solene ocorre sempre às segundas-feiras no turno da manhã e no descerramento das bandeiras, à tarde.

A aluna do 5º ano, Juliete Alves de Sousa, foi uma das participantes do ‘Momento Cívico’. “Eu gosto muito de cantar o Hino Nacional, que aprendi aqui na escola”, disse.
A professora Maria do Socorro Andrade, que ensina o 4º ano, revelou que, com a solenidade, os estudantes além de aprender a letra começam a valorizar o Hino Nacional. “Eles começam escrevendo as estrofes em sala de aula e toda segunda-feira praticamos o canto durante o hasteamento e o descerramento das bandeiras. Em sala de aula eles também aprendem a valorizar o Hino Nacional”, ressaltou.

O diretor da Escola Municipal Castro Alves, João Letício de Sousa, disse que o ‘Momento Cívico’ proporciona o contato do alunado com os símbolos nacionais. “Esse momento desperta no jovem o amor pela Pátria, o civismo e a cidadania. A partir do momento que nós fazemos valer o decreto do prefeito, é uma oportunidade das crianças e adolescentes entrarem em contato com as coisas de seu país”, afirmou.

Hino Nacional
– Para incentivar ainda mais o contato dos estudantes com os símbolos nacionais, desde o início do ano letivo, na Escola Castro Alves foi desenvolvido um projeto onde Hino Nacional é cantado e o significado da letra é explicado. “Este ano nós estamos comemorando os 100 anos da letra do Hino Nacional. Para festejar, os professores de História estão ensinando a letra, cantando, explicando e fazendo a interpretação musical”, contou João Letício.

Para a realização do ‘Momento Cívico’, de acordo com o decreto nº 6606/2009, todas as unidades de ensino da rede municipal receberam as bandeiras cívicas, além de um CD com a gravação do Hino Nacional. Na contracapa dos cadernos escolares distribuídos este ano nas escolas está a letra do Hino Nacional para fortalecer o envolvimento das crianças com o aprendizado.