Monte das Oliveiras: Ricardo visita beneficiados com casas

Por - em 20

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), visitou na tarde desta quinta-feira (13), os moradores do acampamento Monte das Oliveiras, localizado no bairro do Cristo Redentor. Nestes sábado (15) e domingo (16), as 73 famílias ali residentes serão transferidas para o Condomínio Habitacional Gervásio Maia, no Parque Sul.

O prefeito enfatizou que a luta dos que não possuíam moradia está sendo reconhecida pelo Governo Municipal, através de uma política pública de habitação que prioriza os aqueles em situação mais vulnerável. “A expectativa de vida para essas famílias que viviam em acampamentos e abrigos será outra bem diferente daquela que tiveram durante quase 12 anos. A Prefeitura de João Pessoa respeitou o cadastro das entidades de luta por moradia e reconheceu a existência dessas pessoas. É uma experiência importante com os movimentos sociais que resultará em moradia com dignidade”, frisou Ricardo Coutinho.

O acampamento Monte das Oliveiras, criado em cima de uma barreira, existe há sete anos. Atualmente, as famílias estão distribuídas em prédios onde funcionavam a associação de moradores, creche municipal e a padaria comunitária, além do terreno ocupado inicialmente na parte superior da barreira. Moradora do acampamento há sete anos, Maria de Lourdes afirmou estar muito emocionada com a concretização do sonho de uma casa para morar. “A gente esperou tanto tempo por esse momento. E conseguimos com essa luta por moradia”, disse.

O integrante do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Roberto Guilherme, considerou importante a parceria com a Prefeitura que resultou em uma solução definitiva para as famílias dos acampamentos e abrigos espalhados pela cidade. “Quando se tem um governo que honra seu povo e, principalmente, os excluídos, é de se parabenizar como fazemos com a Prefeitura de João Pessoa. Afinal, foram anos de luta do movimento e dessas famílias. A luta não pára, embora a casa seja um passo muito importante para a cidadania”, frisou.