Moradores da 1ª região do OD escolhem quatro prioridades

Por - em 31

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou nesta terça-feira (05) mais uma audiência regional do Orçamento Democrático (OD). O evento aconteceu no bairro de Manaíra (1ª região), na Escola Estadual Alice Carneiro, e recebeu cerca de 300 moradores que escolheram como prioridades para este ano geração de emprego e renda, saúde e educação.

É durante as audiências regionais que a população recebe formulários para a escolha de três prioridades de investimentos a serem implementadas pela Prefeitura na região. “Na 1ª região, a PMJP realizou vários benefícios”, revelou o coordenador do OD, Tibério Limeira, citando a aquisição da Escola Nazinha Barbosa, construção de Centro de Referência de Educação Infantil, nos bairros do Bessa e São José e na Comunidade Chatuba; construção da Unidade de Saúde da Família do São José, além da pavimentação de diversas ruas nos bairros de João Agripino, Jardim São Paulo, Bessa e Aeroclube.

Antes de iniciar a audiência, houve a apresentação do projeto do Parque Linear Parahyba pela secretária adjunta do Planejamento, Amélia Panet. A criação do Parque, que tem 73 hectares, beneficiará toda a cidade de João Pessoa.

Na reunião, o prefeito Luciano Agra foi representado pela secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, que respondeu as questões colocadas pelos moradores da 1ª região. “A grande obra que estamos construindo aqui é o da participação política”, explicou Estelizabel.

Uma dos questionamentos da população dos bairros São José, Bessa e das comunidades Chatuba, São Mateus e São Miguel foi sobre a retirada das casas para a implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com relação a essa problemática, a secretária Estelizabel Bezerra respondeu que as pessoas não serão deslocadas de suas comunidades. “A política de habitação da cidade de João Pessoa respeita os laços de convivência e de produção que a população tem com a comunidade em que vivem, mas para que todas as pessoas permaneçam na região do Bairro São José e Chatuba será necessário verticalizar as moradias. Não se preocupem que ainda serão realizadas audiências públicas específicas sobre o PAC”, disse.

Com relação a algumas ruas do Bessa que estão alagando, o secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, disse que as ruas Hermes da Fonseca e Tertuliano de Castro estão alagando por causa do serviço que a antiga gestão estadual fez, sem fazer drenagem, mas que a Prefeitura fará a drenagem das vias perpendiculares para resolver o problema.

Quanto ao transporte das crianças da comunidade São Miguel que estudam no Bessa, Estelizabel Bezerra declarou que o problema será resolvido imediatamente. “Existem questões que serão resolvidas logo e outras que entrarão nas peças orçamentárias de 2012. O transporte das crianças, por exemplo, é pra logo. Ou nós disponibilizamos um ônibus, ou nós daremos cartão de passagem para as crianças irem estudar”, revelou a secretária.

A próxima audiência regional do OD será nesta quinta-feira (07), na Escola Olívio Campos, no bairro dos Bancários.