Moradores da 10ª região discutem planejamento para o próximo ano

Por - em 43

Delegados, conselheiros e moradores da 10ª região do Orçamento Democrático participaram na noite de sexta-feira (23) de uma reunião do Planejamento Democrático na terceira etapa do ciclo anual 2010. Representantes das secretarias municipais da Educação, Habitação, Desenvolvimento Sustentável da Produção e Desenvolvimento Social apresentaram obras, serviços e ações desenvolvidas na região. A reunião foi realizada na Casa Pequeno Davi, no Bairro do Róger.

Segundo a coordenadora do Orçamento Democrático (OD), Ana Paula Almeida, o objetivo dessa etapa foi aperfeiçoar as discussões a respeito das demandas apontadas na primeira etapa do ciclo, onde foram escolhidas as prioridades para a região que vai compor a lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LOA). “As demandas apontadas para a 10ª região foram Educação, Habitação, Emprego e Renda. Essas prioridades serão discutidas e deverão compor a LOA 2011que será enviada a Câmara de Vereadores em setembro. Nessa etapa os gestores também explicam as razões nos casos em que uma obra sugerida pela população não possa ser realizada naquele momento”, destacou.

O chefe de gabinete da secretaria da Habitação (Semhab), Gildimar Alves dos Santos, apresentou aos delegados, conselheiros e moradores o que a secretaria vem implementando na região. Ele citou a construção de casas populares e a urbanização da comunidade Terra do Nunca. Segundo Gildimar, é uma das obras mas significativas na região. “Em breve iremos construir e reformar 125 casas na comunidade do Riachinho e das obras do PAC Sanhauá que vai beneficiar inúmeras famílias da comunidade do ‘S’, informou.

Na área de Educação, o secretário adjunto Rômulo Gondim apresentou aos delegados as reformas, ampliações e construções de escolas municipais e de Centros de Referencia em Educação Infantil (Creis) que vem promovendo nesta região. Rômulo disse que a conclusão das obras da biblioteca pública e da escola de artes que deverá ser entregue a população de João Pessoa em janeiro de 2011.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Social da Produção (Sedesp) citou o exemplo do programa Empreender-JP que vem contribuindo com a geração de emprego e renda na Capital. Já o secretário de Desenvolvimento social, Lau Siqueira, apresentou a implantação das hortas comunitárias, cursos de qualificação profissional, como marcenaria, costura, construção civil e panificação. “Em breve estaremos inaugurando mais cozinhas comunitárias, sendo estas entregues no conjunto Gervásio Maia, Timbó e Taipa”, destacou.

A terceira etapa do ciclo do OD 2010 prossegue com reuniões nas demais regiões até o dia 11 de agosto. Nesta segunda-feira (26), a partir das 19h, ocorre reunião com os moradores e delegados do OD da 11ª Região Orçamentária, na Escola Municipal Violeta formiga.