Moradores da 3ª região elegem saúde com 1ª prioridade do OD

Por - em 41

Mais uma audiência do Orçamento Democrático (OD) foi realizada nesta segunda-feira (11). Desta vez foram os moradores da 3ª região que tiveram a oportunidade de dialogar com a gestão municipal. O evento aconteceu no ginásio da Associação do Prosind, em Mangabeira II, e reuniu cerca de 300 pessoas.

“É com muita satisfação que chegamos ao 6º ano do Orçamento Democrático que é a maior conquista de participação popular da cidade de João Pessoa”, disse o prefeito Luciano Agra na abertura da plenária do OD.

É durante as audiências regionais que a população recebe formulários para a escolha de três prioridades de investimentos a serem implementadas pela Prefeitura na região. Este ano, as prioridades de investimentos eleitas pela população da 3ª região foram saúde (21,6%), educação (13%) e geração de emprego e renda (12,4%).

“A Prefeitura de João Pessoa já realizou diversas obras na 3° região”, declarou o coordenador do OD, Tibério Limeira. Entre muitas, ele citou a construção dos Centros de Referência de Educação Infantil Custódia Nóbrega, em Mangabeira II, e Maestro Pedro Santos, no Cidade Verde, a construção das praças Coqueiral e Cidade Verde, além da construção de quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), do residencial Mangabeira e da reforma do condomínio Girassol e a pavimentação e drenagem de diversas ruas da região.

Durante a audiência, os moradores da 3ª região pediram a construção do Centro Cultural de Mangabeira e os moradores do bairro Cidade Verde a recuperação de ruas, uma intervenção no Campo do Americano e a reforma do Wilsão.

O prefeito Luciano Agra respondeu que os trabalhos de calçamento das ruas do Cidade Verde serão intensificados no próximo lote da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). “Nós já pavimentamos mais de 700 ruas em João Pessoa, mas no caso de Cidade Verde precisamos calçar logo” disse o prefeito. Com relação ao Centro Cultural de Mangabeira, Agra declarou que a Prefeitura passou dois anos tentando conseguir financiamento para construção do espaço, cansou de esperar e vai construir o Centro com recursos próprios. Já o campo do Americano vai precisar de estudos para verificar a melhor solução, e em relação ao Wilsão, o prefeito afirmou que ele poderá ser reformado juntamente com outros estádios da Capital.

Outra solicitação feita pela população foi a convocação dos aprovados no concurso para professores da Secretaria de Educação e o retorno da Maternidade Santa Maria para Mangabeira. “Nós já chamamos 803 pessoas, faltam 204. Vamos chamar todos os aprovados”, disse o prefeito Luciano Agra. “Já em relação à maternidade, não há porque pedir a volta dela, nós aumentamos mais 100 leitos na Maternidade Cândida Vargas e 24 no Hospital Universitário para atender as gestantes”, concluiu o prefeito.

Também houve a solicitação para a implementação do horto da Mata Atlântica, no bairro Cidade Verde. “Este horto nós chamamos de unidades de conservação, criamos um Sistema de Unidades de Conservação e Parques em João pessoa, porque a preocupação com o meio ambiente é prioridade em nossa gestão. Fiquem tranquilos que logo começam as obras”, respondeu Luciano Agra.

A próxima audiência regional será nesta terça-feira (12), na Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes, no Rangel, a partir das 19h.