Moradores da 6ª Região participam de reunião do OD

Por - em 30

Cerca de 50 pessoas residentes nos bairros que integram 6ª Região Orçamentária (Bairro das Indústrias, Mumbaba, Três Lagoas, Nova Trindade, Vieira Diniz e Cidade Verde) participaram no noite desta quarta-feira (14) de uma reunião para debater o Planejamento Democrático para 2011. A reunião foi realizada no Centro de Referência da Cidadania do Jardim Veneza.

O objetivo desta etapa, que é coordenada pelo Orçamento Democrático (OD) da Capital, é reunir os delegados de cada uma das 14 Regiões Orçamentárias e os secretários que tiveram suas pastas eleitas como prioritárias. Nestas ocasiões são relatadas as ações implementadas e os investimentos da PMJP para as demandas do OD que serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) 2011.

O secretário de Infraestrutura, João Azevedo, diretores da Secretária de Saúde (SMS) e da STTrans, debateram com delegados e conselheiros do Orçamento Democrático, e também moradores, informações sobre melhorias implementadas nos bairros da 6ª Região Orçamentária.

O secretário de Infraestrutura João Azevedo fez um balanço das obras de pavimentação e saneamento que a Prefeitura realizou nos bairros da 6ª Região Orçamentária. De acordo com o secretário foram pavimentadas 27 ruas, o equivalente a 7.216 metros de extensão. Azevedo informou que outras 28 ruas serão pavimentadas nos próximos meses.

“A pavimentação de ruas é uma demanda do Orçamento Democrático que a Prefeitura atendeu”, disse. Sobre a construção de um campo de futebol naquela região, Azevedo explicou que o pedido será analisado durante uma audiência entre a Secretarias de Planejamento (Seplan), Seinfra e Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) para a viabilização de campos com uma estrutura padrão, incluindo banheiros e vestiários.

Saúde – Na área da Saúde, o coordenador do Distrito Sanitário I, Walson Dias, apresentou um quadro com as demandas da região para o próximo ano. Dias informou que existe um projeto em curso para
construção de um prédio novo para acomodação das Unidades de Saúde da Família (USF) do Cidade Verde I e II, além da proposta para reforma e ampliação da unidade localizada no bairro das Indústrias II, para acomodação das USF’s I e II. O coordenador informou ainda que em junho deste ano, foi realizada a mudança do imóvel da USF Cidade Verde II, com reforma e adequações físicas.

Transporte Coletivo – Outra prioridade dos moradores da 6ª região é o serviço de transportes. O diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo, ouviu as sugestões da população com relação à melhoria do atendimento das linhas de transporte coletivo. Na reunião desta quarta-feira foi definida a criação de uma comissão de moradores que vai ser reunir com a equipe da STTrans. O objetivo da comissão é discutir e sugerir soluções para cada caso concreto no que diz respeito ao transporte coletivo que atende à 6ª região.

A terceira etapa do ciclo do OD 2010 prossegue com reuniões nas demais regiões até o dia 11 de agosto. Nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, ocorre reunião com os moradores e delegados do OD da 4ª região orçamentária, na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, na Penha.