Moradores da 7ª região têm como prioridades saúde, renda e trabalho

Por - em 37

A sétima audiência regional do Ciclo do Orçamento Democrático (OD) da Capital foi realizada nesta terça-feira (9), na escola municipal Francisco Pereira da Nóbrega, na comunidade Boa Esperança, no Cristo. O bairro faz parte da 7ª Região Orçamentária que é integrada pelo Varjão, Jaguaribe, Jardim Bom Samaritano, Novo Horizonte, Pedra Branca, Bela Vista e Rangel entre outros. Pelo menos 400 moradores participaram da audiência que apontou como prioridades para 2011, investimentos nas áreas da saúde, trabalho e geração de renda.

O prefeito Ricardo Coutinho participou da audiência e falou sobre os investimentos na área da saúde, que mais uma vez é prioridade para a 7ª região. “Estamos em um processo contínuo de qualificação dos Programas de Saúde da Família. Em 5 anos dobramos o salário dos médicos; foram 64 unidades de saúde recuperadas e melhoradas com recursos próprios” disse o prefeito.

Ele destacou a preocupação da atual gestão com a prevenção. “É uma preocupação constante para a gestão quando se trata de promoção da saúde. As praças são equipamentos importantes para a saúde coletiva e por isso estamos implantando nessas áreas o programa Vida Saudável. São 14 profissionais trabalhando e acompanhando a população que usa as praças para se exercitar”, concluiu.

Prestação de contas – Durante a audiência foi feita a apresentação das obras e ações que a Prefeitura realizou levando em consideração as demandas do Orçamento Democrático levantadas no ciclo do ano passado. Mereceram destaques a inauguração do Banco de Leite no Hospital Cândida Vargas, em Jaguaribe, e a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e a Construção da Praça da Amizade, ambas no Rangel .

O secretário de Infraestrutura, João Azevedo, apresentou os números das obras na região. “Das 358 ruas pavimentadas na cidade, cerca de 63 foram da 7ª região, o que representa quase 20% do total. Das ruas recapeadas, de um toral de 32 na cidade, 11 foram para estes bairros, totalizando cerca de 20 km de ruas entregues à população”, relatou o secretário.

A coordenadora do Orçamento Democrático (OD), Ana Paula Almeida, apresentou a lista de obras e ações previstas para este ano. Ela citou a construção e entrega das 250 casas da comunidade Monte Cassino, antiga Paulo Afonso; o recapeamento e a pavimentação de cerca de 10 ruas nos bairros do Rangel e no Cristo, além da urbanização da área do Rio Jaguaribe. Estão previstas ainda as construções de casas para a relocação de famílias no Vale do Rio Jaguaribe; de uma Unidade de Saúde da Família (USFs) para quatro equipes para a Bela Vista I e II, Bom Samaritano e Novo Horizonte.

A oitava audiência regional acontece nesta quarta-feira (10) no José Vieira Diniz, na Escola João Monteiro da Franca, localizada à rua Maria José Miranda do Amaral, s/número. A audiência terá início às 19h, e estão sendo convidados todos os moradores dos bairros que compõem a 6ª Região Orçamentária. O calendário de audiências regionais segue até o dia 24 de março.