Moradores da 7ª região elencam saúde e habitação como prioridades

Por - em 33

Construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Cristo e outra no Rangel; criação de praças no Cristo, na comunidade Jardim Bom Samaritano e na Bela Vista; construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) na comunidade Boa Esperança; reforma do Mercado Público de Jaguaribe, pavimentação de ruas e programa de habitação social para a comunidade Boa Esperança, estas foram as dez prioridades eleitas pelos moradores de três bairros e 14 comunidades que integram a 7ª região durante a Audiência Regional do Ciclo do Orçamento Democrático 2012, realizado na noite desta terça-feira (6), na Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega, na comunidade Boa Esperança, no Cristo.

A 7ª região é composta pelos bairros do Cristo, Jaguaribe, Rangel e as comunidades Boa Esperança, Jardim Bom Samaritano, Novo Horizonte, Pedra Branca, Riacho Doce/Ceasa, São Geraldo, Vale Verde, Redenção, Jardim Itabaiana, Bela Vista, Matinha, Monte Cassino, Paturi e Cemitério.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) ao saudar os moradores dos bairros e comunidades que integram a 7ª região afirmou que o Orçamento Democrático é uma realidade irreversível no processo democrático estabelecido na cidade em que a população mantém diálogo direto com a gestão pública. “O Orçamento Democrático está consolidado como instrumento utilizado pela Prefeitura de João Pessoa para nortear a priorização de ações e elaboração de projetos como também garantir a população o direito a manifestar suas solicitações que possam melhorar a vida nas comunidades e bairros”, explicou.

Investimento – Com a aplicação, em média, de 70% de tudo que é investido durante o ano na capital a partir das demandas das Audiências Regionais, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático inovou este ano inserindo no Formulário de Demandas itens como Melhoria no Atendimento e ampliando as possibilidades de escolhas entre as políticas públicas ao elencar os subitens.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Tibério Limeira reforçou a importância do Formulário de Demandas porque o ciclo tem essa característica de se adequar às realidades das regiões e primar pela constante avaliação dos instrumentos de diálogo com a população.  “É ao preencher do Formulário de Demandas que os cidadãos e cidadãs contribuem para que o Governo Municipal tenha um norteador para a elaboração de projetos, ações e serviços de forma a atender aos anseios da população e garantindo o diálogo dentro do princípio de gestão democrática”, disse.

Como funciona – O ritual na 7ª região é o mesmo que vem sendo aplicado nas demais 13 regiões: ao preencher os Formulários de Demandas as pessoas indicam a prioridade de investimento para a sua região. Após a a avaliação que o prefeito Luciano Agra faz, os microfones são abertos para a intervenção dos cidadãos, cada um com direito a três minutos de fala. Ao final, o prefeito responde aos questionamentos, solicitações, elogios e críticas ao poder público municipal.
A realização das plenárias populares, conhecidas como Audiências Regionais do Ciclo do Orçamento Democrático 2012, tiveram início no dia 28 de fevereiro e prosseguem até o dia 2 de abril, totalizando 14 reuniões pela cidade.

Audiências na 2ª e 3ª feiras – As Audiências Regionais serão retomadas na próxima semana a partir do dia 12 com a plenária na 8ª região, que será realizada a partir das 19h, na Escola Municipal Zulmira de Novais, localizada na Rua Santa Tereza, em Cruz das Armas. No dia seguinte (13) será a vez da população da 3ª região indicar demandas na Audiência Regional, que será realizada no Ginásio da Escola Municipal Afonso Pereira, na Rua Deputado Valdevino Lobo Maia, no Cidade Verde, em Mangabeira. O calendário completo das 14 audiências podem ser conferidos no portal da Prefeitura de João Pessoa, por meio do endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br ou direto no link http://od.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=1743#wp-table-reloaded-id-2-no-1.

Contato com o OD – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone 83 3218 5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.