Moradores da 9º região elegem prioridades em audiência

Por - em 62

A urbanização da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) 5 de junho, no Alto do Mateus; a construção de uma praça pública, no Bairro dos Novais; a construção de casas na comunidade Beira da Linha, Trapiche e Alto do Mateus; a implantação de saneamento e pavimentação no Alto do Mateus e Conjunto dos Motoristas e a construção de um campo de futebol, na Ilha do Bispo foram as dez prioridades eleitas pela população da 9ª região  durante a Audiência Regional realizada na noite desta quinta-feira (22), na Escola Estadual Horário de Almeida, no Alto do Mateus. A plenária pública contou com a participação de cerca de 450 pessoas que preencheram o Formulário de Demandas para indicar as prioridades da região. Após a plenária da noite desta quinta-feira, as Audiências Regionais serão retomadas na próxima segunda-feira (26), a partir das 19h, reunindo os moradores da 12ª região na Escola Municipal Antenor Navarro, localizada na Rua Projetada, s/n, em Gramame.

O prefeito Luciano Agra (PSB) destacou que nesses sete anos de Orçamento Democrático a grande mudança na cidade é a da decisão política de criar um canal de diálogo permanente entre a gestão pública e a população. “A prioridade é eleger as dez demandas de cada região, mas o Orçamento Democrático não se resume a essa escolha. Em cada Audiência Regional o governo participa ouvindo as críticas, sugestões e elogios num diálogo franco com o objetivo maior de pensar a cidade com a população que paga impostos e quer ver o retorno desses impostos em investimentos e benefícios. É preciso coragem para dividir o poder com a população e nós não temos receio em dizer que não temos condições materiais de realizar e resolver todas as demandas da cidade, muitas acumuladas em décadas, mas temos a disposição em dialogar e encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida na cidade”, disse.

Mobilização popular – A população está se mobilizando em prol de demandas que beneficiam toda a comunidade, na análise do secretário executivo do Orçamento Democrático, Tibério Limeira. Segundo ele essa mudança tem sido motivada pelo amadurecimento das participações nas Audiências Regionais.  “As demandas individuais estão cedendo espaço para as de interesse coletivo e isso tem sido motivado por conta da forma como o Orçamento Democrático instiga a população a pensar nos problemas micros, mas, principalmente os de abrangência macro. Esse aspecto é importante porque se por um lado o governo compartilha poder, a população também assume uma posição mais pró-ativa e de agente político que coloca os interesses da coletividade acima de demandas meramente individuais. Essa é uma mudança gradual e cultural que só trará benefícios para a cidade no”, disse.

Primeira etapa – A Prefeitura de João Pessoa prossegue até o dia 2 de abril com a primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático, totalizando 14 Audiências Regionais com a população dos 64 bairros e centenas de comunidades existentes na cidade. O calendário completo das 14 audiências pode ser conferido no portal da Prefeitura de João Pessoa, por meio do endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br ou direto no link http://od.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=1743#wp-table-reloaded-id-2-no-1.

Na terça-feira (27) será a vez da Audiência Regional integrando a gestão municipal e os moradores da 14ª região, a partir das 19h, na Escola Estadual Presidente Médici, localizada na Rua Cônego Francisco Lima, Castelo Branco III. A região é polarizada por bairros como Cidade Universitária, Castelo Branco e Bancários, além de vários loteamentos e comunidades.

Já na quinta-feira (29), a Audiência Regional será realizada a partir das 19h na 6ª região e o local escolhido para a plenário foi a Escola Municipal João Monteiro da Franca, localizada na Rua Maria José do Amaral, 43, no Conjunto Vieira Diniz.

Última audiência – A primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 será encerrada com a última Audiência Regional que ocorrerá na 1ª região no dia 2 de abril, a partir das 19h, na Escola Municipal Chico Xavier, localizada na Rua Telegrafista Elisbão Santiago, s/n, no Jardim Oceania/Bessa.

Contato – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218 5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.