Moradores da Paulo Afonso ganham kits de culinária e pintura

Por - em 41

Vinte e cinco moradores da comunidade Paulo Afonso receberam treze kits de Culinária e doze de Pintura em Tecido, na semana passada, no núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Centro Livre Meninada I, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A entrega dos kits é uma ação do Projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS), para promover a geração de trabalho e renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários do programa de habitação desenvolvido na comunidade.

Jucineide Gomes e Zeneide Araújo, assistentes sociais do PTTS do Paulo Afonso, explicaram que o objetivo é incentivar os alunos que concluíram os cursos profissionalizantes nestas áreas e que pretendem se articular numa perspectiva empreendedora. “Além dos cursos de pintura em tecido, culinária básica, doces e salgados, e tortas doces e salgadas, a Sedes ofereceu ainda uma capacitação com foco empreendedor, realizada em três módulos: gestão empresarial básica; planejando a abertura do seu negócio e empreendedor individual”, destacou Zeneide.

O kit de culinária contém matéria prima e utensílios básicos para a produção de bolos, tortas, doces e salgados em geral. Já o outro kit vem com as ferramentas necessárias para desenvolver a técnica de pintura em tecido, tais como tintas, pincéis, tecidos, entre outros.

Desempregado e vivendo de bicos, o pedreiro pintor Lafaiete Fortunato de Souza (32) fez os cursos da área de culinária e hoje produz salgados que vende em casa mesmo. “Comprei os equipamentos básicos e com o que aprendi complemento a renda da família. Ensinei minha esposa e meu filho que hoje me auxiliam. Agradeço a Deus todo dia esta oportunidade. Esse kit também ajudará bastante”.

Já Vera Lúcia Alves Souza (44) tem um pequeno comércio dentro de sua casa e agora pensa em se inscrever no Empreender JP para melhorar o seu negócio. “Já fazia em casa pastéis e outros salgados, mas não ficava bem feito. Hoje fica muito melhor e ainda gasto menos”.

O projeto – Um ano após a entrega das 250 unidades habitacionais da comunidade Paulo Afonso, o Projeto de Trabalho Técnico e Social da Prefeitura de João Pessoa continua atuando na área, promovendo ações que estimulam a construção da cidadania, a ocupação responsável do solo, o cuidado com o meio ambiente e a inclusão social e produtiva. A previsão para que o Projeto se encerre é junho deste ano.