Moradores de Cruz das Armas ganham espaço para caminhadas

Por - em 61

“Nós queremos uma cidade saudável, em que a população esteja adepta à prática de atividades físicas e que tenha mais qualidade de vida”, disse o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, na manhã desta terça-feira (6), na implantação do programa João Pessoa Vida Saudável, em Cruz das Armas. A partir desta data, a população do bairro já pode realizar caminhadas tranquilamente na Rua Estevão Dávila Lins, em um uma área de 1 km, com a interrupção do tráfego de veículos na via, das 5h às 7h. De acordo com Luciano Agra, o programa será implantado em outras áreas da cidade, a exemplo do bairro Funcionários II.

“Nós viemos atender uma demanda antiga da população de Cruz das Armas. Esta rua foi asfaltada há pouco tempo e, para melhorar a estrutura para os praticantes de caminhadas, nós vamos fazer demarcações de metragem na via para que possa haver um maior controle das distâncias percorridas. Além disso, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) vai garantir a segurança das pessoas, com a interrupção do tráfego de veículos”, afirmou o prefeito, que fez uma caminhada com a população que, diariamente, se dirige ao local para esta prática.

Ele destacou que o João Pessoa Vida Saudável já foi implantado em 16 áreas da Capital e que já vai elaborar um projeto para uma segunda área no bairro dos Funcionários II. “Há uma área próxima ao Mercado Tancredo Neves que é como um vazio urbano, então, queremos utilizá-la em favor da população”, falou Luciano Agra.

Esporte e lazer – O prefeito ressaltou que sua gestão é baseada no incentivo do esporte e da atividade física. “Nós já revelamos diversos atletas por meio das atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), estamos finalizando a construção da Vila Olímpica, vamos construir dez campos de futebol e mais praças para colocarmos as academias da terceira idade. Ou seja, estamos comprometidos com o bem-estar da população”.

De acordo com o coordenador do programa “João Pessoa Vida Saudável”, Fábio Carneiro, haverá um instrutor de educação física para fazer um trabalho de orientação e de alongamento com os participantes de atividade, às terças e quintas-feiras, no horário das 5h às 7h. “Nó próximo ano este trabalho será feito diariamente, como ocorre nos outros 16 pontos onde o programa é desenvolvido”.

Praticantes – As donas de casa Maria José e Daiane Oliveira começaram a fazer caminhadas há dois meses e, com a implantação do programa que incentiva a saúde da população, elas disseram estar mais dispostas à prática de exercícios. “Nós saímos da Rua do Rio para vir para cá e agora que não vai circular veículos no início da manhã, ficamos mais tranquilas e até mais dispostas para fazer nossos exercícios”, disse Daiane.       

Já Nilton Oliveira, de 53 anos, também morador do bairro, já caminha na rua há dois anos. Ele aproveitou a implantação do programa para medir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia com a equipe que a Secretaria de Saúde destinou para o evento. “Graças a Deus deu tudo certo, o que prova que os exercícios estão fazendo efeito”, disse ele.

De acordo com o secretário adjunto de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Thiago Pacheco, a cada dia chegam demandas de comunidades de bairros pedindo a implantação do projeto, a exemplo do Valentina e do Esplanada. “É natural que todos os bairros queiram o programa e o objetivo do prefeito Luciano Agra é atender a todos”, disse ele.

O programa João Pessoa Vida Saudável funciona nos bairros Funcionários I e II, Jaguaribe, Cristo Redentor, Rangel, Gervásio Maia, Mangabeira, Bancários, Mandacaru, Padre Zé, Treze de Maio, Castelo Branco, Torre, Bessa e Manaíra.