Moradores de Mangabeira aprovam ação do projeto ‘Meu bairro é limpeza’

Por - em 109

O mutirão de limpeza e educação ambiental realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) nas ruas de Mangabeira está despertando nos moradores a conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo para o meio ambiente. Esta semana, o projeto “Meu Bairro é Limpeza”, que está sendo desenvolvido na localidade, vem recolhendo o lixo e colocando o assunto na mente dos cidadãosm daquela localidade.

Na abertura do evento, na última terça-feira (31), o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, explicou que a retomada do projeto em Mangabeira ocorreu porque o bairro apresentou um dos maiores volumes de demanda, por ser o maior da Capital. “Estamos trazendo toda a nossa equipe de educação ambiental para um trabalho de conscientização. O objetivo é fazer as pessoas entenderem o quanto é importante tratar bem o lixo”, destacou.

A ideia do projeto é oferecer, numa única semana, a maior parte dos serviços realizados pelo órgão, como varrição, capinação, roço e coleta, aliados às ações de educação ambiental. Para isso, o mascote da Emlur, Limpinho da Silva, foi convocado para ensinar noções sobre o descarte responsável à população e distribuir uma cartilha com orientações de como separar melhor o lixo produzido em casa.

Aprovação – “A limpeza em nossa cidade melhorou muito. Falta apenas a população participar e contribuir, não jogando lixo nas ruas, rios, praças e galerias. Eu e minha família procuramos fazer nossa parte”, disse a professora Maria Josefa da Conceição, 58 anos, que reside em Mangabeira há 19 anos. Ela foi uma das moradoras da Avenida Josefa Taveira que recebeu as equipes da Emlur esta semana.

As orientações na coleta e o trabalho dos agentes de limpeza urbana também agradaram o motorista João Carneiro da Costa, 63 anos, que é morador de Mangabeira desde sua fundação. “Moro em Mangabeira VII e tenho orgulho de ver meu bairro cada vez melhor”, disse o motorista, que também comentou as ações no local. “Espero que as pessoas tenham consciência e não joguem mais lixo nas ruas. Isso é bom para nós mesmos”, avaliou.

Ação – A ação no bairro de Mangabeira segue até esta sexta-feira (3) e envolve fiscais, diretores, servidores da administração direta, educação ambiental, grupo de teatro, percussão e a comunicação social da Emlur. O Departamento de Remoção de Resíduos, Varrição e Coleta (Devac) destacou cerca de 200 agentes, divididos em nove equipes, que serão responsáveis pelos serviços de limpeza desenvolvidos no bairro.

Para o pedreiro Daniel Ramos, de 42 anos, a ação faz a diferença. “Quando saio para o trabalho, a Emlur já esta nas ruas fazendo a limpeza. Quando volto, vejo que o bairro está limpo”, reconheceu o morador de Mangabeira II há 14 anos. O mesmo serviço será levado aos demais bairros de João Pessoa, seguindo um calendário desenvolvido a partir das demandas que são encaminhadas aos diversos setores da Emlur.

Projeto – “Meu Bairro é Limpeza” foi iniciado em 2009 e tem como objetivo levar os serviços oferecidos pela Emlur para os bairros da cidade, promovento, ao mesmo tempo, um retorno instantâneo da população. Além dos serviços de varrição, roço, capinação e pintura de meio-fio nas principais vias de acesso, a equipe de educadores ambientais realiza ação de conscientização com os comerciantes e moradores. São repassadas informações sobre o acondicionamento correto do lixo, dicas de limpeza, além do horário e da frequência da coleta na região.

Alô Limpeza – Para entrar em contato com a Emlur, o órgão disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – 0800 083 2425. Pelo canal, é possível solicitar informações, emitir sugestões ou reclamações. A população também pode entrar em contato com a Autarquia por meio do perfil no twitter: @pmjpEMLUR.