Moradores do Bessa aprovam produtos orgânicos vendidos no ‘ônibus-feira’

Por - em 258

O ‘ônibus-feira’ do projeto Cinturão Verde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) esteve aberto, nesta quinta-feira (12), para comercialização de produtos orgânicos no bairro do Bessa. O projeto do Cinturão Verde trata da sustentabilidade ecológica e econômica das pessoas que habitam a zona rural de João Pessoa, que são bairros como Gramame, Cuiá, Mussumago, Valentina de Figueiredo e Paratibe.

De acordo com Raimundo Nunes, secretário de Trabalho, Produção e Renda, a secretaria vem atuando na capacitação dos habitantes da região, na concessão de crédito e nas oportunidades de comercialização. “A maioria já atuava como agricultores, mas oferecemos capacitação no cultivo de alimentos orgânicos e na criação de pequenos animais, como galinhas, cabritos e porcos, todos sem o uso de hormônios, o que agrega valor à produção”, destacou.

Clientes assíduos – Durante toda à tarde, dezenas de pessoas aproveitaram a chance de adquirir produtos livre de agrotóxicos. A professora Maristela Mendonça se revelou uma frequentadora assídua de compras no ‘ônibus-feira. “São produtos de excelente qualidade. Sempre que estão aqui no Bessa venho comprar alguns itens. Ao menos aqui, temos a certeza de adquirir produtos mais saudáveis”, disse a consumidora.

Se os consumidores aprovam a qualidade dos produtos, os vendedores comemoram o sucesso das vendas por onde passam. O comerciante José Felizberto se disse satisfeito com a procura dos produtos orgânicos. “As pessoas têm procurado bastante nossos produtos. Em todos os lugares que passamos as vendas são muito boas”, afirmou.

Outros bairros – Na próxima semana, o ‘ônibus-feira’ já tem programação definida. Na terça-feira (17), os produtos estarão à disposição no estacionamento do Sebrae, no Bairro dos Estados. Na quarta-feira (18) será a vez da Praça Alcides Carneiro, em Manaíra e na quinta-feira (19), no período da manhã no Busto de Tamandaré e à tarde no bairro do Bessa, próximo à escola Cidade Viva. Apenas neste último, a feira funciona durante todo o dia. Nos demais locais o ‘ônibus-feira’ está aberto entre 5h e 8h.

Programa – Os objetivos do Cinturão Verde são capacitação, comercialização e crédito para os agricultores. As ações são desenvolvidas desde 2005 na Zona Rural da cidade. O Cinturão Verde foi à primeira linha especial do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP).