Moradores do Bessa desfrutam do primeiro dia de caminhada segura

Por - em 62

Os moradores do bairro do Bessa ganharam um espaço mais seguro para a caminhada matinal. A faixa direita da Avenida Argemiro Figueiredo, no trecho entre a Rua Antônio Batista e a Rua Sebastião Interamintense, foi interditada  nesta segunda-feira (5) das 5h às 8h pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) para os adeptos dessa prática esportiva. Um café da manhã com a presença do prefeito Luciano Agra marcou a entrega da via interditada à população.

Há anos, os moradores reivindicavam esse benefício que, segundo eles, irá melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas e dar mais segurança a quem faz essa atividade matinal.  Muitos caminhantes puderam agradecer pessoalmente ao prefeito Luciano Agra, que aproveitou a manhã ensolarada para fazer sua caminhada diária no novo espaço. O superintendente de Trânsito, Nilton Pereira de Andrade, acompanhou de perto a intervenção, juntamente com o diretor de Trânsito, Cristiano Nóbrega.

Luciano Agra fez questão de ressaltar a satisfação em ver os anseios da população atendidos pela atual gestão. Ele anunciou que esse projeto de espaço para caminhada vai se estender pela orla.  “Estamos implantando outro trecho dentro do nosso projeto de garantir em toda a orla espaços para as caminhadas matinais aos moradores daquela região. A primeira etapa foi em Manaíra, agora estamos chegando ao Bessa e pretendemos chegar até Intermares, visando uma cidade mais saudável. Queremos transformar João Pessoa numa cidade saudável, com alternativa para que  seja menos poluída e menos estressante”, adiantou.

Requerimento – O prefeito destacou o empenho da vereadora Raissa Lacerda, que apresentou requerimento na Câmara Municipal de João Pessoa solicitando a demanda. Raissa disse que foi procurada pelos moradores e por vários síndicos dos edifícios da Argemiro de Figueiredo, que solicitaram o benefício. “Já morei no Bessa e sei que essa intervenção para caminhada matinal era importante para os moradores. Parabenizo o prefeito por atender prontamente essa solicitação”, comentou.

Primeiro dia – Por ser no sentido centro/bairro, o primeiro dia de interdição de uma faixa da Argemiro de Figueiredo não causou transtorno ao trânsito no local, pois nesse horário (5h às 8h) a demanda se concentra no sentido inverso (bairro/centro), na Avenida Fernando Luiz Henrique, que estava liberada ao tráfego de veículos. A partir de agora, os motoristas deverão trafegar com mais cuidado, em velocidade máxima de 30 Km/h, para não por em risco a segurança dos pedestres.

Moradores aprovam – A gestão do prefeito Luciano Agra está sempre preocupada com a qualidade de vida da população, não só em relação à mobilidade urbana, mas também nestas ações, como nas academias ao ar livre e o programa Vida Saudável, junto à Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação e Secretaria de Saúde. Moradora há 22 anos do Bessa, a estudante Luciana Teixeira de Carvalho estava vibrando com a interdição da via para a caminhada. “Foi muito bom. Agora, não preciso mais me deslocar para fazer caminhada em outras áreas. Eu perdia muito tempo e, às vezes, acabava desistindo de ir caminhar”, disse.

Outro que compartilha o mesmo pensamento de Luciana é José Keller, diretor de uma escola da cidade. “Uma medida simples e racional”, afirmou, ressaltando que essa intervenção mostra como o Poder Público, com medidas simples, pode oferecer grandes benefícios à população.

O aposentado Geraldo César também aprovou a medida. “Achei muito bom porque aqui (Bessa) não tinha local para caminhada e era uma reivindicação antiga da comunidade”. O casal Marcos Santos e Leda Sales considera uma iniciativa excelente e parabenizou a Prefeitura. “Foi uma ideia maravilhosa. Agora podemos desfrutar de um local para caminhada e com mais segurança”, afirmou Marcos.

Em João Pessoa existem vias interditadas para a caminhada, como a orla do Cabo Branco, Manaíra e na Avenida Hilton Souto Maior.