Moradores do Padre Zé ganham Praça da Conquista nesta sexta

Por - em 16

O prefeito Luciano Agra inaugura na tarde desta sexta-feira (1º), a partir das 17h, a Praça da Conquista, no bairro do bairro Padre Zé, localizada na continuação da Avenida Ayrton Senna com a Tancredo Neves. O novo espaço público é uma antiga reivindicação dos moradores, que não tinham um local digno de convivência social, associando lazer e esporte. O pedido, feito pela própria comunidade, foi colocado como uma das prioridades durante as plenárias do Orçamento Democrático (OD).

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu R$ 969.232,22 na praça, recurso oriundo dos cofres municipais. De acordo com João Azevedo, secretário de Infraestrutura (Seinfra), o novo espaço possui uma completa estrutura que irá trazer qualidade de vida para os moradores, principalmente aos jovens e idosos.

“A praça é estruturada com quadra poliesportiva e de areia, playground, pista de skate, pista para caminhada ou corrida, anfiteatro, além da implantação da academia ao ar livre. É um espaço pensado e construído em benefício da população”, enumerou o secretário. O local também será contemplado com um projeto de iluminação e paisagismo, contribuindo assim para o aumento de espaços verdes na cidade, ajudando ainda a preservação das espécies nativas.

O projeto foi idealizado e executado por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), dentro do Programa de Recuperação de praças, parques, passeio e jardins da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através do Plano de Ações Integradas (PAI).

“O Padre Zé, na verdade, está recebendo um equipamento que já lhe era devido, afinal, é um bairro com alta concentração populacional e, até então, carente de espaços de lazer”, observa a secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra. Ela lembrou ainda que o nome da praça foi escolhido pelos próprios moradores. “Nesta semana, eles votaram em um plebiscito e, para simbolizar esse momento, escolheram chamá-la de Praça da Conquista.”

“Por ser um bairro com muita concentração de crianças, adolescentes e idosos, o equipamento é dirigido e adaptado a esses segmentos etários, que podem utilizá-lo à vontade, sem que um interfira no lazer do outro”, explica a secretária de Planejamento. Além disso, a praça tem uma localização privilegiada, entre duas escolas públicas, o que vai garantir um melhor aproveitamento de seu espaço.

Atualmente, o Governo Municipal está concluindo a obra da praça do bairro Costa e Silva. Cerca de 50 praças já foram construídas ou reformadas em diferentes bairros da Capital. Todas as obras já entregues à população respeitam as normas de acessibilidade, possibilitando o direito de ir e vir de todos os cidadãos.