Moradores do Porto do Capim celebram Dia de Nossa Senhora da Conceição

Por - em 58

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou na manhã desta quinta-feira (8) de homenagens pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorado pelos fiéis da Igreja Católica. O prefeito participou de um café da manhã realizado na área externa da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no Varadouro, com a presença de muitos moradores bairro do Porto do Capim, Ilha do Bispo e bairros circunvizinhos.  Uma procissão também percorreu as ruas em direção às margens do Rio Sanhauá, de onde a imagem de N. Sra. da Conceição foi levada para a chamada ‘Ilha da Santa’, onde todos os anos a procissão é encerrada com uma missa.

“É o primeiro ano que participo como gestor do município dessa celebração, que já se tornou uma festa tradicional para os moradores dessa área do Varadouro. É importante que possamos estar presentes junto às comunidades de nossa cidade compartilhando suas crenças e valores, principalmente naquelas em que a Prefeitura de João Pessoa está chegando com intervenções mais estruturantes que deverão contribuir para melhorar consideravelmente a vida de seus moradores”, ressaltou o prefeito.

Muitos fiéis participaram da procissão fazendo orações, entoando cânticos religiosos e, principalmente, agradecendo por graças alcançadas ou pela proteção da Santa em momentos difíceis. O traslado acontece todos os anos saindo sempre da Igreja, que também é a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em direção ao local onde uma imagem de Nossa Senhora teria sido encontrada nas águas do Rio Sanhauá.

A dona de casa Maria de Fátima Conceição há três anos participa das homenagens realizadas pela Comunidade do Porto do Capim.  Há 36 anos, ela teria dado luz a uma de suas filhas em frente à chamada Ilha da Santa. “Agora, todos os anos venho agradecer por ter tido um bom parto naquela época”, diz ela, ao lado da filha Maria de Fátima da Conceição.

Projeto – Durante o café da manhã, o prefeito Luciano Agra conversou com alguns moradores e explicou alguns detalhes sobre o projeto de urbanização que a Prefeitura Municipal de João Pessoa irá realizar na Comunidade do Porto do Capim, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Sanhauá).

Luciano Agra lembrou que o projeto prevê a construção de cerca de 300 moradias, com investimentos de R$ 11,6 milhões apenas para a construção das unidades habitacionais na Comunidade. O pacote de obras mais amplo de urbanização para aquela região prevê investimentos de R$ 25,4 milhões.