Moradores elegem pavimentação a principal prioridade da 12ª região

Por - em 50

A pavimentação de ruas foi a demanda mais votada pelos moradores da 12ª região, com 45,97% dos votos dos moradores que preencheram o Formulário de Demandas durante a plenária realizada na noite desta segunda-feira (26), em Gramame. As ruas votadas foram Engenho Velho, Gervásio Maia, Colinas do Sul I, Conjunto Residencial Marinês e Colinas do Sul I e II acesso pela BR-101.

A população também aprovou entre as 11 demandas a contratação de médicos para a Unidade de Saúde da Família (USF) Mudança de Vida; a reforma do campo de futebol ‘Gervasão’ e a construção de um mercado público, ambos no Condomínio Gervásio Maia, e a criação de uma linha de ônibus que faça o itinerário Vale do Gramame ao Valentina.

A plenária da 12ª região contou com 250 pessoas dos bairros de Engenho Velho, Colinas do Sul, Colinas do Sul II, Conjunto Residencial Marinês e Residencial Gervásio Maia, Gramame e Ponta de Gramame, além de gestores municipais, lideranças comunitárias e do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. As demandas serão avaliadas pelo Governo Municipal e, havendo viabilidade técnica e orçamentária, serão incluídas no orçamento de 2013.

Espaço de poder – O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, destacou a importância do Orçamento Democrático como espaço de poder da população. “Os moradores e moradoras da cidade têm compreendido que este é o espaço de reivindicação, reclamação e de diálogo aberto e direto com o Governo Municipal. Por isso mesmo tem sido um grande aprendizado para a gestão municipal por conta dessa troca de informações e de ter os anseios da população também como norteadores do nosso planejamento anual”, reforçou.

Diálogo com governo – Tratar os cidadãos de forma igualitária é o princípio básico que o secretário executivo do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, destaca na forma como a Prefeitura de João Pessoa tem tratado as demandas por meio do Orçamento Democrático. “João Pessoa é uma cidade histórica e com problemas que se arrastam há séculos, mas com o Orçamento Democrático demos o direcionamento de compartilhar poder e responsabilidade com a população e sinalizamos que para o poder público municipal todo o cidadão e cidadã são tratados de forma igualitária e suas demandas compreendidas de forma mais abrangente. O único critério ao nivelar a forma de relacionamento com a população com as Audiências Regionais é ser morador da cidade e participar das plenárias”, disse.

A voz da população – Como tem ocorrido desde o dia 28 de fevereiro, quando foi iniciada a rodada de 14 Audiências Regionais, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, tem participado de todas as plenárias juntamente com secretários e diretores municipais para ouvir atentamente às reivindicações e, em seguida, responder uma por uma todas as questões colocadas pela população.

Audiências até dia 2 – A primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático composto pelas 14 Audiências Regionais prossegue até o dia 2 de abril, reunindo a população dos 64 bairros e centenas de comunidades existentes na cidade. O calendário completo das 14 audiências pode ser conferido no portal da Prefeitura de João Pessoa, por meio do endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br ou direto no link http://od.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=1743#wp-table-reloaded-id-2-no-1.

Nesta terça-feira (27) será a vez da Audiência Regional integrando a gestão municipal e os moradores da 14ª região, a partir das 19h, na Escola Estadual Presidente Médici, localizada na Rua Cônego Francisco Lima, Castelo Branco III. A região é polarizada por bairros como Cidade Universitária, Castelo Branco e Bancários, além de vários loteamentos e comunidades.

Na quinta-feira (29), a Audiência Regional será realizada a partir das 19h na 6ª região e o local escolhido para a plenária foi a Escola Municipal João Monteiro da Franca, localizada na Rua Maria José do Amaral, 43, no Conjunto Vieira Diniz.

Primeira Etapa – A primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 será encerrada com a última Audiência Regional, que ocorrerá na 1ª região no dia 2 de abril, a partir das 19h, na Escola Municipal Chico Xavier, localizada na Rua Telegrafista Elisbão Santiago, s/n, no Jardim Oceania/Bessa.

Fale com OD – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218-5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.