Moradores em situação de rua ganham noite especial para confraternização de Natal

Por Felipe Silveira - em 370

Uma noite especial para dezenas de moradores em situação de rua. Assim foi esta quinta-feira (14) na confraternização de Natal da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O jantar da inclusão reuniu cerca de 150 usuários de programas sociais, além de parceiros e funcionários da Secretaria. Toda a ceia natalina foi servida no Restaurante Popular do Parque da Lagoa, no Centro da Capital.

Na ocasião, também teve espaço para uma cantata natalina, celebração religiosa com o padre George e apresentação de uma banda formada por jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). A organização do jantar natalino foi de responsabilidade da Proteção Social Especial da Média Complexidade e agrupou usuários do Centro Pop, das casas de acolhimento e moradores acolhidos pelo Ruartes, em abordagens do cotidiano.

O secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa, ressaltou o caráter solidário do evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa. “Hoje, acima de tudo, é um momento de confraternização tanto para os usuários, quanto para toda a equipe. Importante ressaltar que nós acompanhamos essas pessoas durante todo o ano e muitas delas viviam excluídas socialmente. Mas, com muito esforço, conseguimos realizar ações que buscam incluir e valorizar essas pessoas”, afirmou.

A programação iniciou com um momento de higienização, no Centro Pop, com banho e limpeza corporal da população que não é atendida, mas que passa por abordagens do Ruartes. Em seguida, houve o acolhimento no Restaurante Popular da Lagoa, com apresentação de atrações culturais. A atividade natalina se encerrou com a distribuição de um kit de higiene pessoal para os moradores em situação de rua.

Adeildo Mendes fez parte de uma legião de pessoas que perambulam pelas ruas, longe da família, sem rumo e vulnerável aos riscos sociais a que está exposta à população em situação de rua. Mas resolveu aceitar a ajuda e, atualmente, vive na Casa de Acolhimento Adulta I, localizada no bairro de Mandacaru. “Eu vivi os piores dias da minha vida, mas graças a Deus hoje faço parte dessa família. Sou muito grato à Prefeitura e à casa de apoio pela ajuda”, disse.

Quem também esteve no jantar natalino foi a Maria Aparecida, usuária da Casa de Acolhimento Adulta II, localizada no bairro de Jaguaribe. Ela teve depressão pós-parto e foi acolhida pela Casa. “Faz cinco meses que estou morando lá. Eu estou adorando porque já fiz muitas amizades. E nessa festa nem se fala. Estou amando tudo. Obrigado a todos por esse natal diferente”, comemorou.

O cardápio do jantar não poderia ser diferente: arroz com passas, feijão na farofa e um creme de frango. Além do suco de goiaba e mousse de maracujá como sobremesa. “Nós seguimos um parâmetro nutricional que é o Programa Alimentar do Trabalhador e é um cardápio rico em nutrientes, proteínas e carboidratos. Todos eles elogiam no final”, afirmou Catarina Vasconcelos, nutricionista do Restaurante Popular da Lagoa.

Números – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com dois Restaurantes Populares e cinco cozinhas comunitárias. Juntos, eles somam 3.200 refeições diárias para a população mais carente da Capital. “Este é um trabalho diário de acompanhamento dos que mais precisam. A prefeitura tem papel fundamental para a vida deles”, finalizou Lúcia Silva, responsável pela Diretoria de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan) da Secretaria de Desenvolvimento Social.