Mortes por acidentes no trânsito caíram 12,5% em João Pessoa

Por - em 46

De janeiro a junho deste ano, o número de mortes por acidentes de trânsito na Capital paraibana diminuiu 12,5%, segundo dados da Superintendência de Transporte e Trânsito da Capital (STTrans). Um dos responsáveis por esse resultado foi o sucesso da campanha de respeito à faixa de pedestre, que entrou em sua terceira fase nesta quarta-feira (21). A solenidade de lançamento da nova etapa aconteceu na Escola Municipal José Américo de Almeida, localizada no bairro de mesmo nome. Com o tema ‘Respeite a vida. Faça sua parte’, a campanha da Prefeitura de João Pessoa tem por objetivo dar continuidade ao processo de educação e conscientização da população sobre o seu papel de cidadão no trânsito.

Na ocasião, o prefeito disse que o trânsito é uma questão de educação e por isso estavam numa escola. “Não existe respeito à vida por decreto, mas sim através da educação”, explicou. Peço que essa campanha seja repercutida e multiplicada por toda rede pública de ensino. Os professores devem trabalhar esse tema dentro das salas de aula com os alunos e que isso seja repassado para os funcionários de toda rede. Dessa forma teremos cerca de 80% da cidade contribuindo com a paz no trânsito”, disse Ricardo Coutinho.

Ele acrescentou que essa campanha está focada nos direitos e deveres do pedestre. “A grande importância é que chegou a vez do mais fraco (pedestre) se sobrepor ao mais forte (motorista)”, enfatizou Ricardo Coutinho. Para ele, a campanha promete ser eficiente porque valoriza a parceria entre as secretarias municipais e empresas particulares ligadas ao trânsito.

O superintendente da STTrans, Deusdete Queiroga, destacou o trabalho que a STTrans vem desenvolvendo para a melhoria do trânsito e o transporte na Capital paraibana. Ele citou as obras de alargamento de corredores importantes, como o Retão de Manaíra, Via Expressa Padre Zé (em frente à UFPB) e, agora, a Avenida Pedro II, além da construção das alças da Beira Rio, que vão dar mais fluidez ao trânsito.

Na mídia – A terceira fase da campanha de respeito à faixa de pedestre já está sendo veiculada nos meios de comunicação. Ela é constituída por comercial de tevê e rádio, panfleto, cartazes e outdoors. Nessa terceira fase, a Prefeitura pretende ampliar a discussão sobre a questão conceitual do respeito à vida, alertando para o fato de que o trânsito só se tornará um ambiente saudável quando as pessoas perceberem que precisam garantir o seu direito de ir e vir.

Início – O programa de Travessia para Pedestre foi lançado em 22 de agosto de 2005 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso da faixa de pedestre, contribuindo para a humanização do trânsito e redução nos atropelamentos em travessias de via. Desde então, já foram realizadas mais duas campanhas, a primeira focada no motorista e a segunda nas escolas da rede pública municipal junto aos alunos.