Mostra ‘Quando a Luz Chegar’ é aberta na Estação Cabo Branco

Por - em 20

“Quando a Luz Chegar” é o título da nova mostra do fotógrafo Eric Garault que vai ser aberta no segundo andar da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes nesta quarta-feira (19), às 19h. A mostra é uma parceria com a escola de idiomas Aliança Francesa e permanece aberta para visitação pública até o dia 21 de fevereiro.

São ao todo 40 fotografias coloridas produzidas no período de 2004 a 2008. A exposição conta com partes distintas: a primeira são imagens da zona rural do Estado do Rio de Janeiro, onde os moradores vivem sem energia elétrica e esperam impacientes pela chegada da luz; em um segundo momento pode-se ver retratos e detalhes que mostram o antes e o depois da chegada da eletricidade e, por último, imagens feitas nas favelas do Rio de Janeiro, onde a energia elétrica está presente, mas é encontrada uma série de problemas, como desvio clandestino de energia e dividas das famílias com as companhias de distribuição.

As legendas das imagens são detalhadas pela escritora Cláudia Amaral, que reforçam o dispositivo fotográfico com informações retiradas de um ensaio fotográfico. O projeto possui caráter artístico e, ao mesmo tempo, documental, com retratos de pessoas e imagens de suas residências, retratando a dura realidade de quem ainda vive sem energia elétrica, mesmo em tempos de internet e de bandas largas.

Algumas pessoas sonham com a energia nas suas residências, outras foram beneficiadas pelo projeto do governo “Luz para Todos”, mas ainda vivem em um período de transição desta conquista social. “Quando a Luz Chegar” mostra o mundo de quem ainda vive às escuras e coloca o ser humano como ponto central em seu habitat. A energia elétrica é um fio condutor desta mostra fotográfica e revela as singularidades do acesso à energia.

O fotógrafo – Eric Garault nasceu em 1975. Ele trabalha regularmente para a imprensa (L’Express, Le Monde, Télérama, Le Nouvel Observateur), instituições públicas e empresas. Seu trabalho questiona o lugar do homem no meio ambiente. Fez diversos retratos de personalidades e reportagens de cunho social. Apaixonado por música, Eric tem em seu currículo uma infinidade de trabalhos nesta área, que são constantemente publicados na imprensa e deram origem a várias capas de CDs ou exposições.

SERVIÇO:

Exposição: Quando a Luz Chegar
Expositor: Eric Garault
Abertura: Quarta-feira (19)
Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
Até 21 de fevereiro