Mostra de Artesanato reúne peças produzidas em oficinas

Por - em 63

Cerca de 70 artesãs participam nesta quinta-feira (28) da abertura da Mostra de Artesanato Paraibano, que acontece na Casa de José Américo de Almeida, localizada na praia do Cabo Branco. A Mostra é resultado das ações do Projeto Raízes da Arte, que durante dez meses realizou seminários e oficinas com as artesãs referenciadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A exposição acontece até sexta-feira (29), das 13h às 21h, com entrada aberta ao público.

A mostra vai reunir peças confeccionadas no período da realização do projeto, como bijuterias, roupas, bolsas, sandálias, objetos para decoração e reciclados, produzidas a partir das técnicas do fuxico, bordado, crochê e reciclados. Algumas peças agregam identidade a pontos turísticos da cidade, a exemplo do Casarão de Azulejos, retratado em linhas de bordados.

A abertura da mostra acontece nesta quinta-feira, às 16h, com o lançamento oficial do site do projeto, além da apresentação do catálogo expositivo, contendo imagens de todas as peças produzidas nas oficinas. O primeiro dia termina com apresentação da Cirandeira Vô Mera e seus Netinhos.

O encerramento das ações do Projeto Raízes da Arte acontece no período de 05 a 11 de novembro em Fortaleza/CE, onde as artesãs participarão de uma Feira Internacional.

Raízes da Arte – O projeto é desenvolvido pelo Grupo Gestão de Empreendimentos, com a parceria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e Desenvolvimento Sustentável da Produção (SEDESP), com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, Sebrae/PB e entidades de classe de artesãs. Outras versões do projeto foram realizadas em municípios paraibanos, gerando renda e autonomia às mulheres de comunidades de baixa renda.

As oficinas com as artesãs aconteceram nas instalações da Estação da Moda, da Secretaria de Ciências e Tecnologia da PMJP, onde foram ofertados cursos de capacitação na área de moda, design e embalagens.

O projeto está sob a coordenação da área de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que também desenvolve ações de cidadania e autonomia das mulheres no mundo do trabalho. Modificar a realidade desses grupos de artesãos, que tenham como atividade principal a produção de artesanato, é o principal objetivo do projeto.

Grupo Gestão – O Grupo Gestão, de Pesquisa, Planejamento e Organização Social é uma associação sem fins lucrativos criada há mais de dez anos. O Grupo tem como áreas de atuação: pesquisas sociais e de mercado; elaboração de projetos para capacitação de recursos; consultoria organizacional e tecnológica; cursos e capacitação profissional; desenvolvimento de metodologias e gestão de projetos.