Mostra de Dança faz mini oficina com alunos de escolas municipais

Por - em 50

Na III Mostra Didática de Dança das Escolas Municipais, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), o ator convidado Luiz Carlos Vasconcelos fez uma mini oficina com os alunos que se apresentaram no palco do Teatro Ednaldo do Egypto, no Bairro de Manaíra. A mostra integra o projeto ‘Dança na Escola’, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa e tem o objetivo de promover a dança como instrumento pedagógico, inclusivo e de integração entre os alunos. O evento segue nesta quinta-feira (29) e no dia 4 de junho.

O ator disse aos alunos que mais importante do que aprender a coreografia é colocar toda a energia que puder no palco. Dessa forma, Luiz Carlos fez um desafio aos dançarinos do xote e do carimbó para que voltassem ao palco e dançassem com mais vida e sem muita regra. “Vocês podem fazer o que quiserem aqui em cima, podem gritar, rodar, dançar junto, mas eu quero que vocês brinquem no palco”, disse o ator.

E assim foi feito e o resultado não poderia ser melhor: as crianças se soltaram, as meninas mexeram as saias e a platéia se empolgou batendo palmas e incentivando os aprendizes da arte. Depois o ator pediu que a platéia cantasse o xaxado ‘Mulher Rendeira’ e pediu que cada um mostrasse o que sabia, mas com energia e doação. Um menino incorporou o personagem Lampião e deu um show ocupando todos os espaços do palco.

Durante a Mostra Didática, 14 escolas municipais apresentaram espetáculos de danças moderna e folclórica e em seguida participaram de um debate entre eles, com os professores e com a bailarina convidada, Ângela Navarro, que juntamente com Luiz Carlos Vasconcelos, vai ministrar uma oficina no encerramento dessa Mostra. Os trabalhos apresentados são frutos das atividades aplicadas por meio do projeto Dança na Escola.

Oficinas – Trabalhar a questão corporal e as infinitas possibilidades que estão expressas por meio da dança. Pensando nisso, a Sedec estará realizando dentro da programação da III Mostra Didática de Dança, duas oficinas especiais. Os alunos que se apresentarem na quarta-feira (28) estarão no turno da tarde participando da oficina ‘Jogos Teatrais’, ministrada pelo ator Luis Carlos Vasconcelos, e ‘Consciência Corporal de Dança’, a cargo da coordenadora de Dança da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Ângela Navarro.