Mostra do Ciranda Curricular e Escola Aberta quer reunir 6 mil, no sábado

Por - em 46

Mais de seis mil participantes estarão reunidos neste sábado (15) durante a Mostra Artística, Cultural e Esportiva dos Programas Ciranda Curricular e Escola Aberta, executados pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A Mostra começa às 14h, tendo como palco a Praça Bela, localizada no bairro Funcionários II. O objetivo da atividade é divulgar todas as realizações dos programas durante o segundo semestre de 2007.

Dentro da programação, os 162 oficineiros vão expor, junto com seus alunos, todas as atividades aplicadas através das oficinas ministradas aos sábados em 41 escolas da rede municipal de ensino. As mais diversas manifestações artísticas e culturais poderão ser apreciadas durante a Mostra, mas também haverá espaço para exposição dos trabalhos que são produzidos pelas oficinas profissionalizantes e de geração de renda, como bijuteria e artesanato.

Esporte e audiovisual – Durante toda a tarde estarão acontecendo simultaneamente torneios de várias modalidades esportivas, rodas de capoeira, apresentações de judô e, no Anfiteatro Sivuca (daquela praça), serão conhecidos os resultados das oficinas de teatro, música, dança e teatro de bonecos.

O audiovisual também dará o brilho à tarde de atividades do Ciranda Curricular e do Escola Aberta. Serão apresentados na mostra os vídeos produzidos pelas oficinas de cinema e de informática e haverá a exposição trabalhos de alunos de fotografia. Ainda na programação os participantes das oficinas de jornalismo estarão distribuindo os materiais produzidos durante o semestre.

“Momentos como esses são muito importantes para centralizar em um só instante todas as atividades que realizamos durante o ano. É um momento de comemoração pelo êxito, mas também um espaço de socialização e troca de conhecimentos entre todos os que fazem parte do Ciranda e do Escola Aberta”, comentou Ailza Freitas, coordenadora dos dois programas.

Resultados – Lúdicos, criativos, inspiradores, os programas da arte-educação e inclusão executados pela Sedec já estão rendendo bons frutos. Promover a integração entre estudantes, familiares e comunidade do entorno escolar, por meio de ações práticas, educativas e pedagógicas, com oficinas artísticas, culturais e esportivas, é o objetivo central do trabalho realizado diariamente por aqueles que fazem parte dos programas.

‘Dialogando Pensares’, ‘Divulgando Ações’, ‘Compartilhando Saberes’ e ‘Encontros Culturais’ são algumas das ações realizadas em paralelo às oficinas ministradas nas escolas municipais. “Essa série de atividades que acontecem como uma formação continuada têm dado respaldo a nossas atividades e fortalecido o trabalho que realizamos em cada comunidade”, enfatizou Ailza Freitas.

A todos os participantes do Ciranda Curricular e do Escola Aberta serão entregues durante a Mostra deste sábado os certificados de conclusão do Módulo II dos Programas. Para a entrega foi convidada a coordenadora nacional do Programa Escola Aberta, Gesuína Leclerc.