Mostra fotográfica registra a construção do painel ‘O Reinado do Sol’

Por - em 35

Um sonho realizado. Essa foi a expressão que mais se ouviu na inauguração do mais novo equipamento público de João Pessoa, pelo Governo Municipal: a Estação Cabo Branco. É que durante os próximos três meses estará aberta à visitação do público no local, a exposição fotográfica ‘Como Nasce um Sonho’, localizada no segundo piso da torre do complexo arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer.

O primeiro momento da exposição traz em 68 fotografias toda a história de concepção da Estação Cabo Branco, desde a limpeza do terreno até a sua estrutura pronta para ser inaugurada. As imagens integram o arquivo da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e foram realizadas pelos fotógrafos José Marques, Edgley Delgado, Luiz Vaz, Manuel Martiliano e Dirceu Tortorello.

Desde fevereiro de 2007, momento em que a PMJP tomou posse do terreno em que hoje se encontra a Estação, até julho de 2008, quando foi concluída a construção, os fotógrafos realizaram visitas semanais ao espaço, registrando cada etapa e evolução da obra. Mais de 200 imagens foram captadas e 68 delas selecionadas e agora estão expostas a todos os visitantes do complexo.

Ainda nos bastidores deste sonho realizado na cidade de João Pessoa, cerca de 30 fotografias compõem o segundo momento da exposição ‘Como Nasce um Sonho’. O trabalho é do fotografo Antônio David, que registra a obra de outro artista também inserida na decoração: Flávio Tavares.

O painel do artista nomeado de ‘O Reinado do Sol’ possui 9 metros de comprimento por 3 metros de altura. Nos mais de dois meses de realização, cada etapa do trabalho foi registrada pelas lentas de Antônio David, desde a preparação técnica até a finalização.