Mostra Geral de programas de educação da PMJP começa nesta terça

Por - em 38

Começa nesta terça-feira (13), no ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo, a X Mostra Geral dos Programas Ciranda Curricular e Escola Aberta. O evento é resultado das ações dos programas Ciranda Curricular, Escola Aberta e Mais Educação, iniciativas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizadas em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A mostra tem início nesta terça, às 13h, e prossegue nesta quarta-feira (14) com atividades das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, que terão a participação de alunos do Ensino Fundamental I e II, além de moradores das comunidades atendidos pelos programas.

O evento será aberto com a apresentação de canto coral e violão dos alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de João Pessoa (Apae/JP). Durante a mostra, os alunos do Mais Educação farão apresentações de judô, taekwondo, karatê, e capoeira. Já os dos programas Escola Aberta e Ciranda Curricular vão apresentar peças teatrais, fantoches, canto coral e exposição de artesanatos.

Ao todo, serão 2.150 alunos de 86 escolas da rede municipal de ensino acolhidos pelos três programas que buscam, através de oficinas lúdico-pedagógicas, atrair toda a comunidade para o ambiente escolar, fazendo entender a escola como um espaço de inclusão social.

A X Mostra Geral ocorre todos os anos, uma vez a cada semestre, como forma de divulgação de todas as atividades realizadas pelos monitores em cada escola municipal ou em cada espaço atendido pelos programas. O objetivo é a integração de funcionários, alunos e monitores destas escolas e espaços, bem como as demais secretarias, para promover a socialização dos participantes com a arte e a cultura.

Mais Educação – É uma iniciativa político-educacional do Governo Federal, em parceria com a PMJP. O financiamento vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Atualmente, o Mais Educação possui entre 110 e 400 alunos em cada uma das 82 escolas de João Pessoa, totalizando 11.720 assistidos em toda a rede municipal de ensino. A previsão é que em 2012 as 95 escolas da rede sejam atendidas pelo Programa.

Ciranda Curricular – É um programa sócio-educativo e cultural mantido com recursos próprios da PMJP. Tem por objetivo promover a integração entre estudantes, familiares e comunidade por meio de oficinas lúdicas e pedagógicas nas diversas áreas como artesanato, informática, esporte e lazer, música, dança, rádio e jornal escolar, teatro, contação de histórias, desenho artístico, manicure e hip-hop.

As oficinas acontecem aos sábados nas escolas da rede municipal e durante a semana nos espaços parceiros como PSF’s, associações de moradores e teatro Ednaldo do Egypto,  com carga horária de 40 horas semanais.

Programa Escola Aberta – É realizado a partir de um convênio com o Governo Federal, por meio do MEC e recursos do FNDE viabilizado através do PDDE para a abertura das escolas municipais aos finais de semana. O próprio nome do Programa já sugere a ideia de democratização do acesso a vivências culturais na escola, através do desenvolvimento de oficinas culturais, artísticas, esportivas e de lazer.

O Escola Aberta está ligado ao Programa Ciranda Curricular em seus propósitos de desenvolvimento social através da educação informal e extra-curricular.