Mostra na Estação Cabo Branco destaca atividades do Para’iwa

Por - em 45

A ‘Mostra Para’iwa 15 anos’ – Cultura, Imagem e Ação’ pode ser conferida no 2º Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, localizada no Altiplano, até o dia 17 de janeiro. Trata-se de uma exposição histórica do Para’iwa Coletivo de Assessoria e Documentação, apresentando um retrato de suas ações e projetos desenvolvidos desde a sua fundação. A entrada é aberta ao público.

A Mostra consta de um acervo de banners sobre os projetos ‘Pedro Américo’, que homenageou o centenário de morte de um dos pintores mais importantes da história da arte brasileira; ‘Rendas do Cariri’, que buscou resgatar, valorizar e desenvolver o artesanato de renda nessa região; ‘Patrimônio Esquecido’, retratando a história da Paraíba sob a óptica de seus prédios em ruínas; e também da produção de filmes como ‘Terra de Morada’, ‘Senhor do Castelo’, ‘A Canga’, dentre outros. Além de várias outras produções que vão de projetos educacionais a capacitações de jovens.

O Para’iwa – Coletivo de Assessoria e Documentação – Organização da Sociedade Civil, fundada em 1994, sem finalidade lucrativa, tem como missão a produção e difusão do conhecimento sobre a realidade sócio, cultural, econômica, ambiental e turística, que contribua para formação e capacitação de jovens e da comunidade, promovendo a transformação da realidade regional e a participação democrática na gestão de desenvolvimento. Tem como base de ação a promoção da identidade cultural e do reconhecimento da realidade local com produção de material multimídia, vídeos, filmes, fotografias, livros e homepages.

Seguindo essa linha e considerando as dificuldades de acesso à informação sobre realidade regional e as potencialidades do estado, o Para’iwa vem constituindo um acervo multimídia interdisciplinar de apoio à educação e ao ensino fundamental da rede de ensino pública e privada. A base desta documentação são os diversos projetos que englobam temas como: identidade, cultura, águas, artesanato, inclusão digital, música, artes plásticas, literatura, meio ambiente e realidade regional.

Ao longo desses anos de existência, o Para’iwa desenvolveu e implementou projetos com associações de artesãos, produtores rurais e ONGs, sempre contando com o apoio de vários parceiros e incentivadores. Utilizando adequadamente Fundo Público e leis de incentivo à cultura (como a Rouanet e do Audiovisual do Ministério da Cultura; e a Viva Cultura da Prefeitura de João Pessoa), a entidade consegue desenvolver suas ações ao mesmo tempo em que estimula empresas a associarem seus nomes a projetos culturais e sociais, ajudando a difundir esse tipo de investimento.

Dentre os parceiros estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o INCRA, o SEBRAE, o Governo do Estado de Pernambuco e Prefeituras de João Pessoa e Monteiro (PB). As empresas que ao longo desses anos incentivaram vários projetos são: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Hotel Tambaú, Transnacional, Telemar, Celb, Lady Center Maternidade, Grupo C. Rolim, Prosoft Informática, Planc, Casa Pio, e Netwaybbs.

O Para’iwa é membro, ao lado de mais 32 instituições, do Conselho do Terceiro Setor do PRODETUR II – Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo da Paraíba, programa do BID que tem por objetivo estimular o crescimento do turismo e a divulgação do artesanato no estado. A ONG é também membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Regional Nordeste (MNDH/NE). Como reconhecimento pela qualidade de seus trabalhos, o Para’iwa, acumula em seu currículo vários prêmios recebidos em Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema e Vídeo, representando a produção audiovisual da Paraíba e levando seu nome a diversos lugares do Brasil.

Serviço:
Evento: Exposição: ‘Para’iwa 15 anos – Cultura, Imagem e Ação’
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte – Av. João Cirilo Silva, S/N, Altiplano Cabo Branco – João Pessoa – PB
Período: 10 de dezembro a 17 de janeiro de 2010
Hora: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h – Sábado e domingo, das 10h às 21h
Entrada Franca
Informações: 3214.8303/8270
Contato Para’iwa: Durval Leal – 8811.2216