Mostra reúne as experiências do Ciranda e Escola Aberta

Por - em 58

Os programas Ciranda Curricular e Escola Aberta, executados pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizaram durante toda a tarde desta quinta-feira (30), no auditório do Centro Administrativo (CAM), em Água Fria, a ‘Mostra de Experiências Exitosas’.

A mostra teve o objetivo de reunir algumas das ações que são aplicadas em 42 escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, são realizadas 810 oficinas, ministradas por 162 oficineiros, todos os sábados. Os programas reúnem mais de sete mil alunos, que não necessitam ter vínculos com a escola, apenas o interesse em se envolver nas atividades.

“Os programas Escola Aberta e Ciranda Curricular tem dado um brilho a mais a essa gestão. São ações como essas que envolvem a comunidade dentro do ambiente escolar e fazem com que cresça o respeito e o cuidado por esse importante espaço público”, comentou a secretária Ariane Sá, titular da Sedec.

Uma das atividades da tarde foi à apresentação de perna de pau da aluna Andriely Nogueira. Além da atuação circense, Andriely lembrou a todos os presentes a importância dos programas na vida de cada um que deles participam e da relevância de dar continuidade a esse trabalho.

“Trazer as pessoas de fora da comunidade para dentro das escolas é o primeiro passo do Ciranda Curricular e do Escola Aberta, e a partir disso, as oficinas passam a nos dar um nova forma de ver a vida. Me trouxe equilíbrio e confiança em mim mesma, coisas que antes eu achava que não tinha”, relatou Andriely Nogueira, participante da oficina de artes circenses, teatro e contação de histórias, na Escola Fenelon Câmara, no bairro do Geisel.

“As oficinas realizadas nas escolas mostram a grande mágica de transformar pessoas, que passam a conhecer o seu potencial e crescer cada dia mais. Momentos de compartilhamento de experiências são sempre válidas, para a continuidade e ampliação dos trabalhos realizados”, completou o oficineiro de artes circenses, teatro e contação de histórias Pedro Eri.

Além da exposição e depoimentos das ações realizadas pelos programas Ciranda Curricular e Escola Aberta, a Mostra de Experiências Exitosas buscou multiplicar as atividades de sucesso dos programas, de forma que, observando as ações de outros oficineiros os demais possam fazer uma releitura da ação, ou ainda, dar novas idéias para as atividades.