Motolâncias do Samu garantem mais agilidade no atendimento

Por - em 24

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-192) agora está disponibilizando um novo equipamento para o atendimento a população. As motolâncias (motos especificas para uso dos socorristas), foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Saúde e têm o objetivo de agilizar o atendimento dos chamados da Central de Regulação. O serviço funcionará das 8 às 18h e também pode ser acionado pelo telefone 192.

Inicialmente as motolâncias vão funcionar em caráter experimental com uma dupla de motolantes para os atendimentos, uma para os caso clínicos e outra para atendimento de vítimas com algum tipo de trauma. A ação cobrirá inicialmente a orla marítima da Capital, mas o serviço será ampliado para outros bairros dentro de aproximadamente 20 dias. A partir daí, serão disponibilizadas outras cinco motolâncias, totalizando três equipes, além de uma moto destinada a supervisão do serviço.

Como funciona –  “Um dos técnicos dará assistência, enfatizando a prestação do primeiro socorro agilizado. O objetivo é ganhar mais agilidade na cobertura”, explicou o coordenador geral do Samu, Cláudio Régis. Ele destacou ainda que além da agilidade, as motolâncias servirão como reposição de cobertura. “Enquanto uma ambulância for acionada para cobrir uma chamada em Cruz das Armas, por exemplo, as motolâncias podem servir para substituir o local que ficou temporariamente descoberto”, explica.
 
Os 30 profissionais envolvidos no trabalho de atendimento das motolâncias, passaram por uma capacitação nos dias 13 e 14 de janeiro, na cidade de Recife (PE). De acordo com a coordenação do SAMU, o curso foi direcionado para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas.