Motolâncias do Samu participam de Encontro dos Motociclistas

Por - em 44

As sete motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão participar nesta quarta-feira (27) das comemorações do Dia do Motociclista, a partir das 19h, no Busto de Tamandaré. O Samu sempre está presente em todos os eventos, mas desta vez a participação também se deve à homenagem aos nove técnicos de enfermagem que dirigem as motolâncias.

O Samu dispõe de sete motos, sendo que quatro rodam de manhã e as restantes são específicas para atendimento em eventos. As motolâncias circulam toda a região Metropolitana de João Pessoa durante o dia, com atendimento em dupla.

O gerente administrativo do Samu, Gilmore Lins, afirma que além das motolâncias, a segurança dos participantes do Encontro dos Motociclistas será feita com uma ambulância. O evento começa no Busto de Tamandaré e será encerrado em Intermares. A organização é da Federação Paraibana de Motociclistas e também participam o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Em cada dupla, uma moto contém materiais de atendimento clínico, enquanto a outra é para atendimento de traumatismo. Dependendo do caso, uma ambulância é acionada para fazer o transporte do paciente”, explica o gerente administrativo do Samu.

As motolâncias começaram a atuar no atendimento do Samu em outubro de 2010, em fase de testes. Em 2011 elas foram implementadas como fixas ao Serviço. De acordo com Gilmore Lins, cada dupla de motolância atende a uma média de 15 chamados por dia. O atendimento do Samu é solicitado pelo telefone 192.