Motopatrulhamento garante mais segurança nas praças da Capital

Por - em 21

O programa de fiscalização adotado pela Guarda Municipal de João Pessoa tem gerado mais segurança e tranquilidade às pessoas que frequentam as praças na Capital. Trata-se do Motopatrulhamento Comunitário, onde a presença ostensiva de agentes da Guarda Municipal garantem a segurança dos paraibanos nas praças onde foi implantado o projeto “João Pessoa – Vida Saudável”, que tem estimulado a população à prática da atividade física e à adoção de hábitos mais saudáveis.

De acordo com a Superintendência da Guarda Municipal de João Pessoa, o Motopatrulhamento Comunitário quadruplicou o poder de fiscalização dos agentes nesses equipamentos e tem gerado um maior contato entre a Guarda e a sociedade. A interação entre os agentes e a população resulta na transferência de corresponsabilidade, onde o cidadão desperta para o fato de que, além dos agentes, ele também é responsável pela preservação do bem público e pode contribuir para que haja mais segurança e tranquilidade em sua cidade.

Essa integração tem feito com que a Guarda Municipal seja cada vez mais acionada pela população, a exemplo do que aconteceu nesta quinta-feira (11) na praça dos Funcionários, onde durante as atividades físicas moradores acionaram os agentes para relatar a presença de uma criança de 9 anos, que estava desde domingo no local. Segundo a Superintendência da Guarda, a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar. Com pouco mais de um mês de funcionamento do programa, essa é a terceira intervenção dos agentes em casos como esse, com a ajuda da sociedade.

O Motopatrulhamento Comunitário, adotado por orientação do prefeito Ricardo Coutinho, é feito durante todo o dia, com ênfase nos horários das 5h30 às 8h30 da manhã e das 16h30 às 17h30 da tarde. Além das praças, outros órgãos municipais, como os postos de saúde, também recebem atenção especial.

Mais saúde
– O ‘João Pessoa – Vida Saudável’ é destinado às pessoas de todas as idades que necessitam praticar atividades físicas regularmente. Os frequentadores das praças podem fazer caminhadas, assistir aulas e utilizar equipamentos de exercícios físicos instalados pela Prefeitura Municipal. Em cada praça há uma equipe formada por profissionais de educação física que cuidam do monitoramento das atividades e orientam os participantes.