Motoristas da Emlur recebem treinamento de montadora

Por - em 38

Com a aquisição dos novos caminhões pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), a Divisão de Capacitação do órgão (Dicap) e a Mercedes-Benz vão oferecer um curso de qualificação a dez motoristas que irão trabalhar com os veículos. O instrutor de operações da Mercedes, Daniel Soares de Araujo, estará na sede do órgão neste sábado (18), às 8h, para ministrar as aulas.

No curso, que tem duração de quatro horas, serão apresentadas noções de ética e cidadania, condução econômica, legislação e direção defensiva, além de fundamentos básicos de mecânica e eletricidade. A capacitação faz parte do Projeto de Qualificação Profissional do Condutor de Veículos Pesados, realizado por meio de parceria firmada entre Unidas, Mercedes-Benz, Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O projeto foi criado para beneficiar o motorista, agregando fatores como diminuição de acidentes e custos operacionais, a partir da qualificação do profissional. De acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), a capacitação do motorista reduz pela metade o índice de acidentes. Um profissional capacitado pode diminuir o consumo de combustível em até 15% e aumentar em 10% a vida útil dos pneus.