Motoristas e pedestres participam de ação educativa no bairro da Torre

Por - em 64

A equipe de educadores da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) realizou na manhã desta terça-feira (10) mais uma ação educativa da campanha de respeito à faixa de pedestre. A atividade ocorreu no cruzamento da avenida Nossa Senhora de Fátima com a rua Ariosvaldo Silva, no bairro da torre. Motoristas e pedestres receberam orientações sobre a travessia segura das vias.

A ação começou às 7 horas da manhã com os monitores orientando os pedestres a estirar o braço direito para o motorista, sempre mantendo o contato visual, antes de fazer travessia.Os monitores mostraram ainda que a travessia só deve ser feita depois que os veículos estiverem parados. Já os motoristas foram orientados a diminuir a velocidade e ligavar o pisca – alerta antes de parar o veículo para sinalizar a presença do pedestre para os outros condutores.

O bairro da Torre foi escolhido como ponto de partida para a campanha pelo fato de ter recebido novas faixas de pedestres nos últimos meses. Os moradores do bairro vêm solicitando com frequência a realização de ações educativas para que possam fazer a travessia segura da faixa. A Torre é o oitavo colocado no ranking dos bairros com o maior número de acidentes. Durante o ano de 2008, o Setor de Estatística da STTrans registrou, junto a órgãos oficiais, 156 acidentes com vítimas, 314 sem vítimas.

Na ocasião houve a distribuição de panfletos educativos de respeito a faixa de pedestre, para moradores e motoristas que passavam no local. Além dos técnicos da educação para o Trânsito e Transporte, também estavam presentes a atividade agentes de Trânsito para dar apoio na hora de parar os veículos para que pedestres fizessem a travessia de forma segura.

Campanha – A campanha da faixa de pedestre tem o objetivo de educar motoristas e pedestres no momento da travessia na faixa. Para realizar a ação os educadores utilizaram faixas com frases que estimulam o respeito mútuo entre motoristas e pedestres para garantir a segurança na hora da travessia. Entre as mensagens que foram expostas estavam as seguintes: ‘A vida pede passagem’, ‘Pé no freio pé na faixa’, ‘Motorista, você também é pedestre’ e ‘Pedestre na faixa tem preferência’.

A dona de casa, Francisca da Cunha falou que acha muito importante essa campanha da faixa para que os motoristas respeitem mais os idosos que tem dificuldade de locomoção. “Moro aqui próximo e já presenciei acidentes graves que resultaram até em morte, mas com a educação tenho a esperança que diminua e conscientizando também os motoristas a não beber enquanto dirigem” comentou dona Francisca.

A educadora, Josineide Cardoso, disse que a campanha visa reduzi o número de acidentes e estimular o respeito mútuo no trânsito entre pedestres e motoristas. “Com esse trabalho estaremos evitado muitos acidentes e salvando mais vidas” afirmou a servidora.