MP visita galpão da PMJP e desmente denúncia de medicamentos vencidos

Por - em 55

O Ministério Público da Paraíba visitou na manhã desta sexta-feira (24) dois galpões de medicamentos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa e as obras da nova Central de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria de Saúde, onde não foram encontradas irregularidades. A fiscalização ocorreu após a publicação de vídeo na internet dando conta de que a PMJP estaria descartando toneladas de medicamentos com prazo de validade vencido. O promotor da Saúde João Geraldo classificou a denúncia como caluniosa e irresponsável.

O promotor da Saúde também conheceu a forma como a PMJP armazena os medicamentos. Pôde também verificar que uns 30 frascos de remédios odontológicos e algumas fitas para exame de glicemia, que estavam com prazos de validade expirados, estavam separados para serem enviados para que a distribuidora de medicamentos efetue a troca.

Central de abastecimento
– A visita do MP, que contou com a participação do Conselho Regional de Medicina e da diretora de Medicamentos Farmacêutico da SMS, Roseane Wanderley, seguiu para a Central de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria de Saúde de João Pessoa, que está sendo construída no Distrito Industrial com o objetivo de ser referência no armazenamento de medicamentos na região Nordeste.

A obra da Central de Abastecimento Farmacêutico, licitada no valor de R$ 5,7 milhões, com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), já está com prédio edificado e os trabalhos agora estão concentrados no acabamento e a previsão de entrega será no mês me março.

Aprovação – O promotor da Saúde João Geraldo conheceu as instalações do local e ficou satisfeito com a estrutura do local. “Estou satisfeito com o local e com a estrutura que esta sendo montada aqui”, disse.

De acordo com o projeto, elaborado pela Secretaria de Planejamento do Município (Seplan), a CAF terá uma área total de 3.619,23 metros quadrados (m²) e atenderá todas as exigências diferenciadas quanto ao acondicionamento e refrigeração de medicamentos, sendo pensada para facilitar a logística na distribuição dos insumos ao sistema de saúde.