MS credencia Instituto Cândida Vargas no Hospital Sentinela

Por - em 94

O Instituto Cândida Vargas (ICV) foi credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como colaborador do Projeto Hospital Sentinela. O projeto é do Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que possibilita ampliar e sistematizar a vigilância sobre produtos de saúde, promovendo melhorias no serviço ao usuário e melhores condições de trabalho para os profissionais.

Em todo Brasil são 250 hospitais credenciados como colaboradores do projeto, integrando um sistema nacional de controle de qualidade de produtos e serviços na área médica.

Através da observação e notificação de possíveis reações de produtos, é possível desenvolver melhorias na qualidade dos serviços hospitalares. Entende-se por produtos e serviços: equipamentos, material de limpeza utilizado na unidade, material para coleta de sangue e medicamentos.

Para a Gerente de Risco Hospitalar do ICV, Patrícia Trindade, é importante que um hospital do porte do IVC participe como colaborador desse projeto. “Comunicamos à Anvisa sobre qualquer produto com falha na sua qualidade, depois de analisado o produto o órgão pode impedir sua circulação no mercado, além de adotar outras providências”, explicou.

Todas as terças-feiras os profissionais que atuam no Programa Sentinela assistem através de vídeo conferência o programa ‘Sentinelas em Ação’, transmitido através de uma parceria da Anvisa com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. O programa tem o objetivo de desenvolver e transmitir cursos e conteúdos didáticos para a rede de hospitais sentinela.

Saúde Baseada em Evidências – Além do programa ‘Sentinelas em Ação’, a parceria com o Hospital Sírio Libanês promove o curso ‘Saúde Baseada em Evidências’ com a participação de 31 profissionais do ICV. O objetivo do curso é incentivar os profissionais de saúde a se tornarem aptos a interpretar e criticar pesquisas científicas da área e realizar estudos que apontem a solução de problemas e que promovam a eficiência dos serviços oferecidos pelas unidades de saúde. As aulas acontecem no auditório da maternidade, todas as quintas-feiras.