Mudanças no transporte coletivo beneficiam de três bairros de JP

Por - em 74

Reforço na frota de veículos, mudança de itinerário e redimensionamento nos quadros de horários. Essas são ações que a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vem implementando desde a semana passada no sistema de transporte coletivo urbano do Valentina Figueiredo e comunidades vizinhas, Bairro das Indústrias e Jardim Planalto, para melhorar o atendimento aos usuários de ônibus.

Devido a reclamações de constantes atrasos nas viagens, desvio de itinerário e superlotação, a STTrans decidiu intensificar a fiscalização nessas áreas. A operação possibilitou tanto o diagnóstico de falhas no sistema de transporte quanto a montagem do plano que apontou alternativas para reverter os problemas identificados.

Nesta segunda-feira (17), o diretor de Transporte, Adalberto Araújo, e a gerente da Divisão de Transporte Coletivo (Dicol), Ângela Monteiro, estiveram reunidos durante toda a manhã com o proprietário da empresa São Jorge, Marcos Pereira, para discutir os últimos detalhes das ações de melhoria do sistema nesses bairros.

Valentina – A partir desta terça-feira (18), a linha 5120 (Valentina/Epitácio Pessoa), que opera com sete carros e realiza 60 viagens/dia, terá mais um veículo no horário da manhã realizando viagem até o Terminal de Integração do Varadouro. À tarde, a linha 1519 (Valentina/Cruz das Armas), que opera com sete veículos e faz 61 viagens/dia, opera com mais dois ônibus, aumentando a capacidade de passageiros e melhorando o fluxo de viagem no corredor da Epitácio Pessoa.

A linha 118, que faz integração entre Paratibe, Muçumagro e Valentina, terá reforço no embarque de passageiros nos horários de 5h30, 6h, 6h20, 6h40, 7h e 7h25, com viagens saindo da garagem em direção ao Terminal de Bairro, via Paratibe, já embarcando os usuários. A 118 opera com dez carros e realiza 74 viagens/dia. Desde o dia 11 deste mês, a linha 2300-Circular conta com mais um veículo em sua frota. Outra mudança vai ocorrer nesta quarta-feira (19) com o retorno da parada da linha 1519 para o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, junto com a linha 5120.

Bairro das Indústrias – A novidade para os usuários de ônibus que moram no Bairro das Indústrias é a transferência da linha 1001 (Bairro das Indústrias) da empresa São Jorge, que opera com quatro carros e realiza 32 viagens/dia, para o Terminal de Bairro da linha 104, localizado na Avenida Cidade de Cajazeiras, no Cidade Verde.

O itinerário da linha 115-Distrito será alterado, dando mais mobilidade aos passageiros de ônibus dessa área. A partir desta terça-feira, a linha 115, com quatro carros e 49 viagens, passará a circular pela Rua Dr. Walter Belian (depósito da Ambev) até o Terminal de Bairro da linha 104 (Bairro das Indústrias), seguindo pela Rua da Ação, Avenida das Indústrias em direção ao Distrito, voltando ao itinerário normal pela Rua Dr. Walter Belian, Rua B-11 (Distribuidora Martins), em direção ao Centro.

Jardim Planalto – A linha 110 (Jardim Planalto), que possui cinco carros e faz 80 viagens, terá reforço de um veículo convencional entre 6h e 8h da manhã para atender aos usuários no horário de maior movimento, quando estão se deslocando de casa para o trabalho ou a escola.

O diretor de Transporte, Adalberto Araújo, disse que grande parte dos problemas do sistema de transporte público da cidade é estrutural. “Estamos concluindo uma pesquisa de origem-destino dos usuários de ônibus em toda a cidade. A partir desses dados, que vão passar por uma análise rigorosa de técnicos, todo o sistema de transporte será reestruturado”, informou o diretor, ressaltando que com essa nova estrutura haverá uma grande modificação no sistema de transporte. Toda a operação está sendo acompanhada pela equipe de fiscalização e pode ser ajustada se houver necessidade.

Se quiser obter mais informações, o usuário deve ligar para o telefone gratuito 0800 281 1518 (fixo) ou de celular para 3218-9330 e 9336, no horário das 7 às 17h45. A partir das 17h até às 7h do dia seguinte, o número é 3218-9310 (cabine da STTrans no Terminal de Integração do Varadouro).