Muriçocas desfila com 12 trios e homenageia Cinema Mundial

Por - em 43

O bloco Muriçocas do Miramar desfila nesta quarta-feira (10) com a expectativa de reunir cerca de 400 mil pessoas. Entre as atrações que irão animar o mais esperado bloco das prévias carnavalescas de João Pessoa estão Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Luiz Caldas, Tribo de Jah, Renata Arruda, Diana Miranda, Fuba, Mayara Gonçalves, Orquestra Metalúrgica Philipéia e Escola de Samba Catedráticos do Ritmo. A concentração começa às 19h, na Praça Tito Silva, e a saída está marcada para as 22h, com destino à Praia de Tambaú. Este ano, o bloco presta uma homenagem ao cinema.

A expectativa é reunir cerca de 400 mil foliões, que serão animados por 12 trios elétricos em um percurso de quatro quilômetros sem cordão de isolamento. Na concentração, os foliões contarão com a Metalúrgica Philipéia, que tocará no palco da Praça das Muriçocas. Haverá também mais cinco orquestras distribuídas em palcos ao longo da Via Muriçocas, como a avenida Epitácio Pessoa é denominada na Quarta-Feira de Fogo. O bloco tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que destinou uma verba de R$ 150 mil.

História e Tradição – O Muriçocas do Miramar é um bloco carnavalesco da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, considerado como o maior bloco de prévia carnavalesca do mundo e segundo maior bloco de arrasto do Brasil, atrás apenas do Galo da Madrugada, de Recife (PE).

Seu desfile ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Carnaval, chamada pelos foliões de Quarta-Feira de Fogo, um contraponto à Quarta-Feira de Cinzas. O bloco foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário, em que havia apenas 30 pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos.

O cinema na Via Muriçocas – Símbolos marcantes do cinema mundial, como o famoso leão que ruge na abertura dos filmes da MGM e a estatueta do Oscar, ganharam uma cara de Muriçocas do Miramar em 24 painéis de cartazes de filmes, desde os clássicos aos mais modernos, que estão decorando a Avenida Epitácio Pessoa. Com o slogan “A nossa alegria é coisa de cinema”, o bloco pretende levar para o desfile toda a magia da sétima arte. 
 
No ‘camarote do cinema’ já estão confirmadas as presenças dos atores paraibanos Marcélia Cartaxo, Fernando Teixeira, Marcus Vilar, Durval Leal, Torquato Joel, Carlos Dowling, os irmãos Soia, Buda e Bertrand Lira, entre outros, e também um dos ícones da dramaturgia brasileira, a atriz Bete Mendes.
 
Nos 24 painéis da decoração, figuras marcantes do cinema aparecem como muriçoca, de acordo com o contexto do cartaz, entre eles, personagens de filmes como Cidadão Kane, Dona Flor e Seus Dois Maridos, O Auto da Compadecida, Branca de Neve, Zorro, E o Vento Levou, Deus e o Diabo na Terra do Sol, entre outros. A criação foi da Artmídia Comunicação Visual.

Quem quiser se vestir de um dos personagens de cinema, pode visitar o site www.muricocas.com.br, acessar a janela do Cine Muriçocas e conferir todos os filmes que estão em cartaz. “Este tema levará muitas pessoas a criarem suas fantasias em cima de atores e personagens do cinema”, é o que aposta a eterna colaboradora e foliã do bloco, a produtora Val Veloso.

Este ano, o bloco Muriçocas do Miramar saúda também a Academia Paraibana de Cinema pelo prêmio “Oscar do Cinema Paraibano’, criado com o intuito de prestigiar a produção cinematográfica eminentemente paraibana, estimular a criação do cineasta e preservar a memória do cinema na Paraíba, num reconhecimento ao esforço que os paraibanos fazem para produzir seus filmes.