‘Museu e Memória’ é tema de roda de leitura na Estação Cabo Branco

Por - em 22

O projeto Roda de Leitura e Poesia vai debater o tema ‘Museu e Memória’ nesta quarta-feira (18), às 14h, na sala de convenções 2, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O evento integra a programação da Semana Nacional do Museu, aberta na semana passada na Estação Cabo Branco com várias atividades alusivas ao tema museus.

A coordenadora do projeto, a professora Denise Paz, disse que o Roda de Leitura e Poesia se destina a estudantes da rede de ensino público do município de João Pessoa e busca estimular o prazer pela leitura entre os estudantes. O objetivo é, ao mesmo tempo, orientar a prática da leitura, servindo como aporte à comunidade escolar na construção do conhecimento, proporcionando a convivência com várias linguagens artísticas e científicas e ampliando o leque de possibilidades educacionais. Além de fomentar a cultura pela valorização da leitura, também auxiliar no desenvolvimento do hábito de ler e favorecer o surgimento de performances poéticas.

A Roda de Leitura e Poesias surgiu no ano passado e teve como convidado o músico Sandro Pitta, com a temática ‘Composição Musical’. Participaram desta atividade os estudantes da Escola Municipal Antônio Santos Coelho. Nesta quarta-feira (18), a Roda de Leitura e Poesia contará com a participação do oficineiro do Ciranda Curricular, José Carlos, e a participação da Escola Municipal Castro Alves, do bairro Funcionários I. Terá ainda a participação dos facilitadores Márcio Bezerra Rodrigues e Inácio Luiz de Andrade Souza, monitores do curso de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A professora Denise Paz explicou que as leituras são de diversos gêneros textuais, a exemplo da crônica, contos e poesias. Nesta Roda de Leitura, em especial, serão contemplados os gêneros informativos, como a reportagem e as notícias de jornais sobre o tema da Semana Nacional de Museu: “Museu e Memória”.

A próxima atividade do projeto Roda de Leitura e Poesia está programada para o dia 10 de agosto, com o tema ‘Poesia Popular’. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com o setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco pelos telefones 3214.8270 e 3214.8303.

SERVIÇO:

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Atividade: RODA DE LEITURA E POESIA

Tema: Museu e Memória

Dia: Quarta-feira (18)

Hora: 14h

Local: Sala de Convenções 2, Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fone: 3214.8270 – 3214. 8303.