Música, dança e circo são as atrações do ‘Circuito das Praças’

Por - em 27

Os moradores de vários bairros de João Pessoa poderão assistir neste final de semana shows músicais, apresentações de grupos circenses e dança como parte da programação do Circuito Cultural das Praças 2009, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

A programação teve início na sexta-feira (16) às 17 horas, no Ponto de Cem Réis com a apresentação do JPSax. Neste sábado (17) (vide programação nesta página), o ‘Circuito Cultural das Praças’ vai levar diversão e entretenimento para sete bairros da Capital. A programação faz parte das atrações do

No domingo, o Circuito das praças vai até os bairros de Manaíra, Gervásio Maia e Rangel poderão assistir no neste domingo (18) a apresentações de música, circo e dança nas suas praças.

O Grupo circense do Centro Cultural Piollin irá apresentar o espetáculo “Circo do Amanhã”, na praça Alcides Carneiro (Manaíra), às 18h. O espetáculo produzido pela oficina de circo do centro cultural trabalha o resgate da cultura tradicional circense, buscando democratizar e promover o acesso da população a cultura do circo. Ao todo são 17 educandos entre trapezistas, malabaristas, equilibristas e palhaços que estarão fazendo a brincadeira, utilizando a interatividade com o público.

Já o Grupo Mulambo Acústico, de Jaguaribe, fará a animação na praça da Esperança no conjunto Residencial Gervásio Maia, a partir das 20h. O show terá início com um livre improviso experimental e terá duração aproximada de uma hora. As músicas Ramalhete (misto de maracatu, samba de roda e coco); Colibri (afoxé); Cariri: (baião e ciranda com compassos de samba) e Caiana (ciranda), todas de autoria própria, estarão no repertório da banda.

Diversidade – Segundo o componente do grupo, Breno Honorato Nascimento, a diversidade musical do grupo compõe um mosaico de maracatus, cirandas, cocos, afoxés, jazz, rock, afrobeat e uma visível influência tropicalista.

“A proposta do grupo conduz a uma apresentação de grande riqueza rítmica, harmônica, literária e lúdica. Evidenciam-se no show do Mulambo uma estética onde se utilizam elementos da cultura regional, explorando em especial, o violão e a viola nordestina, além da percussão de ritmos tradicionais, aliados a outras linguagens musicais, pertencentes a diferentes universos expressivos”, frisou. O Mulambo Acústico é composto de quatro integrantes.

Na Praça Praça da Amizade, no bairro do Rangel será a vez de Dona Lenita com a Ciranda de Gurugi, cantar e encantar o público daquela localidade. A apresentação terá início às 20h.

Projeto – O projeto Circuito Cultural das Praças, que teve início no mês de setembro, vem transformando as praças da capital em palcos para diversos artistas locais mostrarem sua arte. Só neste mês de outubro, 14 praças irão receber apresentações culturais. Os bairros do Bessa, Jaguaribe, Funcionários II, Centro, Bancários, Alto do Mateus e Mangabeira serão os próximos.