Música, dança e palhaços na programação do ‘3º Roger Mostra sua Cara’

Por - em 51

Samba, caminhada cultural, ursos de carnaval, capoeira e apresentação de palhaços são algumas das atrações previstas no ‘3º Roger Mostra Sua Cara’, que acontece nestes sábado (13) e domingo (14), no bairro do Roger, numa promoção do Coletivo Arte, Cultura e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), por intermédio da Fundação Cultural (Funjope) e a Casa pequeno Davi.

O objetivo do evento é divulgar, através das manifestações artísticas dos próprios moradores do Roger, a importância histórica e a riqueza artística do bairro.

Programação – A festa começa às 14h com o já tradicional ‘Arrastão Cultural’, com saída da Rua Salatiel, passando pela Comunidade do ‘S’ e chegada no palco principal da festa, instalado próximo ao Ginásio do Guarani. Em seguida, se apresentarão o grupo de capoeira Angola Palmares, a escola Império do Samba, o grupo Samba da Gente, Os Tesudos do Samba e a Banda Uma Saída. Além disso, haverá performance drag queen e forró.

No domingo, a partir das 16h, acontece o passeio ciclístico, com concentração em frente ao Parque Arruda Câmara, seguido das apresentações dos grupos e artistas ‘Jovens do Futuro’, ‘Joalisson Daney, ‘Som Daqui’, ‘Quadrilha Lajeiro Seco’, ‘Cia. de Circo Alegre’ e ‘Raízes de Jampa’, no palco principal.

Para a consolidação do evento, foram realizadas várias reuniões no Centro de Cidadania do bairro com a presença de artistas, agentes culturais e moradores, onde foram discutidas de forma democrática a programação cultural e a distribuição de funções, datas e horários.

Segundo Antonio Rodrigues, membro do Coletivo de Arte, Cultura e Cidadania do Roger, o evento é importante no processo de fomento artístico-cultural do bairro. “O Roger é um verdadeiro celeiro cultural, onde se encontram expressões diversas, a exemplo da Quadrilha Junina Lajeiro Seco, que já tem mais de 50 anos de atuação, até a atual campeã do Carnaval Tradição, a escola de Samba Império do Samba. Por tudo isso é que ressaltamos a importância e o enriquecimento que este evento traz, além de um ser uma oportunidade ímpar de integração entre a Sociedade Civil Organizada, representada por entidades, grupos e agentes culturais, e ainda o poder público e os moradores da comunidade”.

Campeã do Carnaval – Um dos destaques da programação cultural do ‘3º Roger Mostra sua cara’ é a Associação Cultural Império do Samba, a grande campeã do ‘Carnaval Tradição’ deste ano. A escola foi fundada no dia 7 de novembro de 2004, com o objetivo, não só de engrossar as fileiras do ‘Carnaval Tradição’, mas também de ampliar suas atividades na área cultural e desenvolver a cidadania entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, sem deixar de nivelar suas atividades com questões de gênero, raça e etnia.