Música do Mundo desta terça tem Jr. Espínola e Heraldo Monte

Por - em 54

O projeto ‘Música do Mundo’ desta terça-feira (29) será palco para o som da guitarra do paraibano Jr. Espínola e do multiinstrumentista de cordas, o pernambucano Heraldo Monte. Com o repertório variado, as duas atrações prometem reverenciar a cultura nordestina, contando sua história através da musicalidade e ritmos que vão invadir as areias da praia de Tambaú, a partir das 18h. O evento é uma realização do Governo Municipal (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Jr. Espínola preparou um repertório especial com 12 músicas. Quem estiver passeando pela orla da Capital poderá conferir algumas performances e vertentes de canções consagradas como ‘Procurando Tu’ e ‘Cine Parahyba’ (gravado em 2003, com o apoio do Fundo Municipal de Cultura). Para o fim da apresentação, o músico fará um pou purri de forrós, que certamente vai deixar o público com o gostinho de quero mais.

Já o músico Heraldo Monte, um cancioneiro nato, promete emocionar com suas interpretações com base na música caipira-sertaneja, como o ‘Menino da Porteira’, ‘Luar do Sertão’ e outras tantas do seu recente trabalho intitulado ‘Viola Nordestina’, que traz canções de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Jr. Espínola – O guitarrista paraibano mora atualmente em São Paulo. Começou a estudar música em 1978 em João Pessoa e já morou em vários lugares onde fez diversos cursos, dos quais se destaca ‘Música Popular Brasileira’, na Escola Música de Minas (MG), fundada por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Em Los Angeles (EUA), graduou-se em Guitarra e Engenharia de Som na GIT & RIT Musicians Institute. Cursou Engenharia de Som na escola Rio Música, no Rio de Janeiro, e no Instituto de Áudio e Vídeo (IAV), em São Paulo.

Atualmente toca nas bandas ‘Tambores da Serra’ e ‘Os famosos… Quem?’ e faz parte do grupo brasílica que divulga a cultura nordestina com o espetáculo “O Poder da Música”, que conta a historia dos instrumentos nordestinos. Já atuou em várias bandas, trabalhando com artistas de tendências e estilos diferentes, sempre procurando se expressar com o seu sotaque característico do paraibano e valorizando sua cultura por onde anda.

Heraldo Monte – O multiinstrumentista, arranjador e compositor iniciou na música tocando clarineta na banda da escola em Recife (PE), onde nasceu. Mais tarde estudou violão, guitarra, viola caipira e cavaquinho. Sua vida profissional começou em boates e casas noturnas, onde acompanhava cantores. Aos 21 anos foi para São Paulo e tocou ao lado de Walter Wanderley, Dick Farney e Dolores Duran, além de integrar a Orquestra da TV Tupi.