Música do Mundo estreia com homenagem a ritmos nordestinos

Por - em 41

O Festival Música do Mundo promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi aberto na noite deste domingo (26) rendendo homenagens à música nordestina. A combinação entre música erudita, MPB e jazz, atraiu centenas de pessoas ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. O evento segue até o próximo dia 30 de dezembro. No palco, a versatilidade dos grupos Caninga Trio, Duo Groove, Antônio de Pádua e Banda 5 de Agosto.

O grupo Caninga Trio abriu a primeira noite do Festival Música do Mundo. O grupo potiguar apresentou uma seleção de composições próprias com arranjos que mesclavam a música popular e instrumental. Em seguida, foi a vez do trabalho em conjunto entre os músicos Sérgio Groove e Júnior Primata, o Duo Groove/ Primata, que ao som de seus baixos tocaram clássicos do xote, baião e até de frevo.

O casal Ana Cristina e Gilmar Mendes, que moram no bairro de Tambaú, fazem questão de acompanhar a programação completa do Festival e consideram que é uma oportunidade para que o público em geral tenha acesso à música instrumental, que costuma ficar fora do circuito comercial. “É um projeto muito interessante, sem o qual muita gente aqui não conheceria músicas de tão bom gosto”, pontuou Gilmar.

Baixo, bateria, violão, percussão e flauta. Uma mistura de instrumentos que deu certo. Este é o segredo de Antônio Pádua e banda, que é formada por integrantes de uma mesma família, pai, mãe e dois filhos. A terceira atração da noite trouxe para o público uma roupagem instrumental para músicas bastante conhecidas, como as composições dos músicos paraibanos Antônio Barros e Cecéu, além de um passeio por ritmos como o frevo e o maracatu.

Uma programação diferenciada que agradou e muito. Recém chegada à João Pessoa, cidade para onde decidiu se mudar há dois meses, Clotilde Medzneai e o marido era só elogios ao festival. A paulistana estava encantada com a estrutura oferecida pela Prefeitura da Capital e com a qualidade das atrações do festival. “Além da beleza natural da cidade, João Pessoa mostra que não fica atrás dos grandes centros quando o assunto é cultura e artes. É uma iniciativa muito positiva, não é em todo lugar que podemos encontrar música de alta qualidade ao ar livre e de graça”, completou Clotilde.

O Festival Música do Mundo é uma parceria entre a PMJP e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e organizado pela Funjope. A entrada é gratuita e os shows serão realizados no Busto de Tamandaré e Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

 PROGRAMAÇÃO:
 
27/12 (segunda-feira)
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Itiberê Zwarg & Quinteto da Paraíba
– Valmir Vieira & Banda 5 de Agosto
– Jerimum Jazz Band
 
28/12 (terça-feira)
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Sizão Machado & Banda
– Itamar Collaço & Banda
– Campina Jazz Band
Local: Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte
Horário: 18h
– Milton Masciadri & Orquestra de Câmara da UFPB
 
29/12 (quarta-feira)
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Dengue & Banda
– Fernando Nunes & Banda
– Michael Pipoquinha e Experimental Jazz Band
 
 
30/12 (quinta-feira)
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Arthur Maia & Banda
– Adail Fernades & PBJazzLocal: Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte
Horário: 18h
– Pedro Gadelha & Orquestra de Câmara da UFPB