Música, teatro, dança e artes na programação do mês da mulher

Por - em 46

Música, teatro, dança e artes visuais farão parte da programação cultural alusiva ao ‘Dia Internacional da Mulher’, no mês igualmente dedicado a ela. As comemorações em torno da data seguem de 2 e 30 de março, quando acontece o ‘Cidadania ativa para as mulheres’. O evento é realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM). A iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Como ressaltou a assessora pedagógica da Funjope, Déa Limeira, as comemorações fazem parte das ações com enfoque de gênero, desenvolvidas pela Prefeitura. “São importantes porque trazem um momento de discussão e reflexão sobre temas relacionados à cidadania e protagonismo. Isso tanto relacionado às ações desenvolvidas por entidades governamentais como por aquelas ligadas ao movimento de mulheres”, observou.

A programação cultural vai acontecer em diversos pólos espalhados pela cidade, a exemplo da Feirinha de Tambaú, Condomínio Residencial Gervásio Maia e Estação Cabo Branco. Haverá ainda apresentações nas praças Bela, da Paz, Lauro Wanderley e Coqueiral, localizadas no bairro Funcionários II, Bancários, Funcionários I e Mangabeira, respectivamente.

Entre as atrações estão a cantora Eliza Leão, Nação Maracahyba, Grupo Nossa Voz, Lírios do Gueto, Afronordestinas e performances de teatro e dança. Grupos de cultura popular, voltados à capoeira e maculelê, além da ciranda de Vó Mera, também terão espaço dentro da programação. Estarão à disposição do evento ainda as exposições de artes visuais na Casa da Pólvora, Casarão 34, Estação Cabo Branco, Paço Municipal e Sala da Funjope.

A CPPM, criada na primeira gestão do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), vem implementando diversas ações com enfoque no recorte de gênero. A iniciativa é uma forma de fortalecer a cidadania e o protagonismo das mulheres. Além da programação cultural apoiada pela Funjope, o evento terá diversas atividades envolvendo os demais setores da administração pública municipal.

A programação

07/03 (20h, Feirinha de Tambaú)
– Eliza Leão canta Clara Nunes

07/03 (9h, Condomínio Residencial Gervásio Maia) – Colinas do Sul
– Nação Macarahyba

08/03 (16h, Estação Cabo Branco) – Altiplano
– Grupo Nossa Voz

12/03 (20h, Praça da Paz) – Bancários
– Encenação da peça ‘Um chá com a cantora careca’, da UFPB
– Dança do Ventre Tribal, com a Companhia Lunay
– Dança do Ventre, com Marta Farias
– Dança de Salão, com Ali Cagliani, Silvia Thó e Victor de Sá

13/03 (20h, Praça Lauto Wanderley) – Funcionários I
– Lírios do Gueto

14/03 (20h Praça Bela) – Funcionários II
– Afronordestinas

20/03 (20h, Praça Coqueiral) – Mangabeira
– Grupo de Capoeira Angola Palmares, do mestre Dário e professora Malu
– Ciranda Vó Vera