Musical da Maturidade é opção de lazer no Ednaldo do Egypto

Por - em 43

O talento musical de pessoas da terceira idade poderá ser conferido a partir desta sexta-feira (5) até o domingo (7), no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, dentro da programação da II Mostra de Educação Musical na Maturidade de João Pessoa. O espetáculo ‘Hinos Nacionais’ pode ser conferido nesta sexta a partir das 19h e no sábado e domingo às 17h. Os ingressos custam simbolicamente R$ 2,00. A Mostra é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), conjuntamente com a Oficina Cultural da Maturidade.

Este trabalho vem sendo realizado desde fevereiro com aulas teóricas e prático-expositivas ministradas pelo educador musical e mestre em gerontologia Marcelo Caires no prédio da Oficina Cultural da Maturidade. “Este trabalho é o resultado do ato de aprender música na terceira idade, que revela a possibilidade do desenvolvimento de habilidades artísticas no mais amplo dos sentidos depois dos 60 anos. Os alunos aprendem música dentro de um caminho mais prazeroso e menos árduo, tal como nos métodos antigos com danças, reflexões históricas, estéticas e estilísticas. Eles são preparados para cantar.”, ressaltou.

O espetáculo ‘Hinos Nacionais’ prioriza a qualidade da música brasileira, seja a partir dos hinos pátrios ou de composições do cancioneiro popular brasileiro. No repertório, o público poderá conferir interpretações do Hino da Independência, de autoria de D. Pedro I e Evaristo Ferreira da Veiga; o Hino à Bandeira Nacional, composto por Francisco Braga e Olavo Bilac; e o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva e Joaquim Estrada.

Esse clima pátrio se desenha na união de clássicos populares de exaltação à terra brasileira e o modo de vida de seu povo com as interpretações de ‘Falsa baiana’, de Geraldo Pereira; ‘Gente humilde’, de Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes; ‘Este seu olhar’, de Tom Jobim; ‘Você, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli; ‘Arrastão’, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes’; ‘A casa’, de Vinícius de Moraes e ‘O caderno’, de Mutinho e Toquinho. A II Mostra de Educação Musical na Maturidade de João Pessoa conta com o apoio da ‘Clube da Melhor Idade Cidade Verde/ABCMI/PB’.